Com esse investimento e mais o que está em andamento em Pombal, deve ser gerada energia limpa suficiente para abastecer sete promotorias de Justiça em regiões diferentes do EstadoA instalação da usina de energia solar na Promotoria de Justiça de Patos está em fase final. A previsão é de que a obra seja concluída até o próximo mês. O investimento viabilizado pela Procuradoria-Geral de Justiça vai permitir o abastecimento daquela promotoria e de outras quatro localizadas nos municípios de Alhandra, Mamanguape, Sapé e Cabedelo. Além dessa usina, o Ministério Público da Paraíba está instalando painéis fotovoltaicos na Promotoria de Justiça de Pombal, que possibilitará a produção de energia para esse prédio e mais da unidade de Catolé do Rocha. Os projetos, que foram concebidos e autorizados em dezembro do ano passado, têm foco na economia sustentável.
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, destacou que a usina solar em Patos será a primeira construída pela instituição, que também está usando a tecnologia em Pombal, com a expectativa de alcançar um total de sete prédios mantidos exclusivamente com energia solar. “A Paraíba, especialmente o nosso Sertão, tem essa imensa capacidade de geração de energia solar e estamos aproveitando esse recurso natural. Nossa expectativa é que o investimento seja compensado em breve. Além do retorno financeiro, alegra-nos realizar um projeto que contribui para a preservação do meio ambiente, por meio da exploração de uma fonte de energia renovável, ilimitada, limpa e sustentável”, disse.
De acordo com o diretor administrativo do MPPB, Jonatha Vieira, a obra em Patos consiste na instalação de 184 painéis solares fotovoltaicos com capacidade de geração de energia para o abastecimento de cinco prédios ministeriais. “A energia gerada pela usina solar de Patos será jogada na rede da concessionária, a Energisa, e o Ministério Público escolhe onde quer fazer a compensação. As cinco promotorias de Justiça foram indicadas a partir de estudo que relacionou a geração e o consumo de energia elétrica, feito pelo setor de Engenharia e pela Diretoria Administrativa", explicou.
Mais energia limpa no Sertão
Além da usina de Patos, o MPPB, por meio de uma suplementação de recursos, está instalando placas solares na Promotoria de Justiça de Pombal. O prédio está sendo completamente reformado, desde a área externa, passando pela reconstrução e reestruturação interna dos ambientes, incluindo a construção de um auditório para a unidade, até a renovação do mobiliário e dos equipamentos. A energia gerada deverá ser suficiente para atender a própria unidade e a Promotoria de Justiça de Catolé do Rocha, ambas no Sertão do Estado.
Foto: Jonatha Vieira
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB