Acessibilidade  |      

Instalação de usina solar na Promotoria de Patos está em fase final

Com esse investimento e mais o que está em andamento em Pombal, deve ser gerada energia limpa suficiente para abastecer sete promotorias de Justiça em regiões diferentes do Estado

A instalação da usina de energia solar na Promotoria de Justiça de Patos está em fase final.  A previsão é de que a obra seja concluída até o próximo mês. O investimento viabilizado pela Procuradoria-Geral de Justiça vai permitir o abastecimento daquela promotoria e de outras quatro localizadas nos municípios de Alhandra, Mamanguape, Sapé e Cabedelo. Além dessa usina, o Ministério Público da Paraíba está instalando painéis fotovoltaicos na Promotoria de Justiça de Pombal, que possibilitará a produção de energia para esse prédio e mais da unidade de Catolé do Rocha. Os projetos, que foram concebidos e autorizados em dezembro do ano passado, têm foco na economia sustentável.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, destacou que a usina solar em Patos será a primeira construída pela instituição, que também está usando a tecnologia em Pombal, com a expectativa de alcançar um total de sete prédios mantidos exclusivamente com energia solar. “A Paraíba, especialmente o nosso Sertão, tem essa imensa capacidade de geração de energia solar e estamos aproveitando esse recurso natural. Nossa expectativa é que o investimento seja compensado em breve. Além do retorno financeiro, alegra-nos realizar um projeto que contribui para a preservação do meio ambiente, por meio da exploração de uma fonte de energia renovável, ilimitada, limpa e sustentável”, disse.

De acordo com o diretor administrativo do MPPB, Jonatha Vieira, a obra em Patos consiste na instalação de 184 painéis solares fotovoltaicos com capacidade de geração de energia para o abastecimento de cinco prédios ministeriais. “A energia gerada pela usina solar de Patos será jogada na rede da concessionária, a Energisa, e o Ministério Público escolhe onde quer fazer a compensação. As cinco promotorias de Justiça foram indicadas a partir de estudo que relacionou a geração e o consumo de energia elétrica, feito pelo setor de Engenharia e pela Diretoria Administrativa", explicou. 

Mais energia limpa no Sertão
Além da usina de Patos, o MPPB, por meio de uma suplementação de recursos, está instalando placas solares na Promotoria de Justiça de Pombal. O prédio está sendo completamente reformado, desde a área externa, passando pela reconstrução e reestruturação interna dos ambientes, incluindo a construção de um auditório para a unidade, até a renovação do mobiliário e dos equipamentos. A energia gerada deverá ser suficiente para atender a própria unidade e a Promotoria de Justiça de Catolé do Rocha, ambas no Sertão do Estado.



Foto: Jonatha Vieira

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */