PGJ disponibiliza vacinação contra influenza e covid-19 para integrantes do MPPB
Familiares de membros e servidores também podem se vacinar nesta quarta-feira
A Procuradoria-Geral de Justiça, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), está disponibilizando, a membros e servidores do Ministério Público da Paraíba (MPPB), as vacinas contra a gripe e a covid-19 (bivalente, que protege contra a cepa original e a variante Ômicron). Nesta terça-feira (27/06), foram aplicadas 60 doses de Influenza e 28 doses da bivalente. A vacinação – que está sendo feita por servidores do setor médico do MPPB e da SES – continua nesta quarta-feira (28), das 9h às 12h, no auditório da sede da PGJ, na capital. A Secretaria-Geral (Seger/MPPB) informou que familiares de membros e servidores também podem se vacinar nesta quarta-feira.
O secretário-geral do MPPB, Rodrigo Marques da Nóbrega, destacou a importância da iniciativa que visa preservar a saúde dos integrantes da instituição e, principalmente, aumentar a cobertura vacinal e integral da população. “Com a campanha de imunização interna, a gente evita que haja eventuais afastamentos em decorrência dessas enfermidades que tanto tem impactado a sociedade de uma maneira geral. Quando a gente imuniza o servidor, preserva a saúde e a vida dos nossos integrantes, que é o mais importante, mas também evita ruptura no fluxo de trabalho nas respectivas unidades de trabalho onde estão lotados”, explica.
Mais proteção no inverno
De acordo com o médico do MPPB, Edivaldo Medeiros, no período de chuvas, aumenta a circulação de vírus como os da influenza. Ele lembra que a vacina não imuniza 100% contra os vírus da covid e da influenza, mas diminui a gravidade e o risco de hospitalização e de morte. “A vacina confere uma imunidade, uma proteção, para que se a pessoa venha a contrair a doença, tenha a forma mais leve. Ela diminui a gravidade e também diminui a possibilidade da pessoa ser hospitalizada. E, conjuntamente, estamos oferecendo as vacinas contra a gripe e a contra a covid já com sua forma mais atualizada, com a cobertura para Ômicron. As duas vacinas podem ser feitas simultaneamente”, disse.
O servidor Jonatha Vieira, diretor administrativo do MPPB, ressaltou que a iniciativa também pode estimular o entendimento da necessidade da imunização de todas as pessoas. "Essa é uma política de gestão de pessoas que impacta diretamente na qualidade de vida e do trabalho, mas também é uma política pedagógica de dar o exemplo da importância da vacinação de todos. Sabemos que enfrentamos algumas dificuldades em relação à política vacinal e precisamos fomentar isso internamente dando um exemplo para o nosso público externo também”, explica.
Necessidade de aumento da cobertura vacinal
A Paraíba, atualmente, possui uma taxa de 85% de cobertura da vacina da gripe e tenta chegar na meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de atingir 90%. “Com a bivalente, a gente está com a cobertura um pouco baixa. Pedimos que a população se dirija aos postos de saúde para que possa tomar a bivalente. Apesar de estarmos numa situação mais amena, a gente precisa manter nossas coberturas altas para que não tenhamos, novamente, um surto ou uma nova pandemia”, disse Milena Vitorino, enfermeira da SES-PB.
A vacina da gripe está disponível para todos os públicos. Já a bivalente deve ser tomada por quem tem mais de 18 anos e já tomou ao menos duas doses das vacinas tradicionais contra a covid-19, com um intervalo de quatro meses desde a última aplicação. A vacina da gripe é contraindicada para quem tem alergia grave ao ovo, e ambas devem ser evitadas por quem estiver apresentando quadro de febre.
Cartão ou comprovante
Para facilitar o registro da aplicação da dose, o setor médico recomenda que os servidores e membros tragam seu cartão de vacina, ou comprovante da segunda dose ou da última dose de reforço da vacina contra a covid-19, que é exigida para receber a bivalente.