Acessibilidade  |      

Procurador-geral empossa três promotoras de Justiça na 3ª entrância

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, deu posse, na manhã desta sexta-feira (06/10), às promotoras de Justiça Carmem Eleonora da Silva Perazzo, Cláudia Cabral Cavalcante e Márcia Betânia Casado e Silva Vieira, respectivamente, nos cargos de 1º promotor de Justiça de Sousa, 6º promotor de Justiça de João Pessoa e 2º promotor de Justiça de Santa Rita. Os termos de posse foram lidos pelo secretário-geral, Rodrigo Marques da Nóbrega.

A solenidade contou com a presença do corregedor-geral, José Roseno Neto; da 1ª subprocuradora-geral, Vasti Cléa Lopes; da secretária de Planejamento e Gestão, Cristiana Vasconcelos; do diretor do Ceaf, Guilherme Lemos; do presidente da Associação Paraibana do MP (APMP), Leonardo Quintans; do coordenador da Assessoria Técnica, Alexandre Cesar Fernandes Teixeira; do coordenador do Caocrim, Ricardo Alex Almeida Lins; dos promotores corregedores Eny Nóbrega e Carlos Romero Lauria Paulo Neto; dos promotores Renata Luz, Amadeus Lopes, Herbert Serafim e João Benjamim Delgado Neto; servidores e familiar da empossada.

O procurador-geral, Antônio Hortêncio, iniciou seu discurso fazendo um histórico das dificuldades enfrentadas e das ações implementadas pela sua gestão para agilizar a movimentação na carreira ministerial, como a elevação para a 3ª entrância de oito promotorias e mudanças nas regras de promoção e remoção. “Tenho muita honra de ter podido participar de todo esse processo de mudança que propiciou momentos como esse de hoje. Com vocês três completamos, desde o início da gestão, 26 promoções e ainda vamos ter muito mais”.

O PGJ ainda salientou a carreira, o trabalho e as qualidades de cada promotora empossada. “Estou muito feliz em ver essas três promoções de hoje. Sousa, Santa Rita e João Pessoa estão de parabéns por estarem recebendo vocês. Sejam muito felizes. Sejam bem-vindas à 3ª entrância e contem sempre com a Procuradoria-Geral”, completou..

 

Empossadas

A promotora Carmem Perazzo externou sua emoção e felicidade de participar do momento. “É com extrema felicidade que estou aqui nessa posse. Há quase 17 anos vivendo essa instituição e sempre sonhei em chegar a 3ª entrância. Para mim, é como se fosse a maior conquista a galgar na carreira. Depois surgiram dificuldades e achei que não era possível. Hoje sei que a melhor decisão da minha vida foi ter pedido essa promoção. É uma conquista, um reconhecimento, um avanço, uma melhoria para mim, uma especialização na carreira. Onde eu estiver, vou continuar fazendo meu melhor. Agradeço a todos que fizeram com que esse fato acontecesse. Agradeço a meu esposo que tem me ajudado, meu grande incentivador, meu motivador. Estou muito feliz e honrada de fazer parte da família MP”, disse.

A promotora Cláudia Cabral também expressou seu sentimento de estar sendo empossada. “Eu estou muito emocionada, muito feliz. Depois de 22 anos estou voltando para casa, tendo essa ascensão funcional. É um sonho que se realiza. Durante essa etep passei por duas comarcas, a de Teixeira e, durante 20 anos,  e de Ingá. Sinto que posso dar mais ao meu Ministério Público e à sociedade que represento. Sinto que fiz muito lá por onde passei e agora quero empregar meu melhor, meu idealismo, aqui na comarca de João Pessoa. Hoje também tem sabor especial porque sou a primeira promotora de Justiça a vir promovida diretamente para a Capital. Graças à gestão de vossa excelência, sua equipe, ao Colégio de Procuradores, que ouviram a classe e tiveram a sensibilidade de encontrar meio termo e fazer com as novas regras e critérios pudessem acariciar pessoas que estavam na minha entrância. Eu me sinto feliz de carregar esse título. Parabenizo pela ousadia e coragem e colocar a matéria em discussão. Estou materializando esse sonho. Agradeço ao Conselho Superior e ao corregedor-geral, José Roseno. Muito obrigado. Que Deus nos abençoe”, afirmou.

A promotora Márcia Betânia Vieira também falou sobre a felicidade de tomar posse. “É uma é uma grande honra estar comemorando a ascensão na carreira. Eu também entrei no MP há 22 anos. Tive a honra de entrar nessa instituição tão importante na defesa da ordem jurídica, da constituição e das leis e, principalmente na defesa dos direitos sociais indisponíveis. Durante esse período, trabalhei em diversas comarcas, no Brejo, no Sertão. É engrandecedor poder atuar em uma profissão, um ofício que é capaz de gerar realização pessoal e profissional e ainda poder ajudar nas transformações sociais. Eu estou há quatro anos como auxiliar na Promotoria da Infância e Juventude. Conheci essa realidade e novas oportunidades e transformar mais vidas. E quis Deus que na promoção para a 3ª entrância, eu possa continuar esse trabalho de transformação social, ajudando as crianças e adolescentes de Santa Rita, os mais vulneráveis que, pela ausência de amadurecimento, ainda não podem defender seus direitos e batem às portas do MP quando já são vítimas de muitas ausência: do estado, da sociedade e da família. Será um grande desafio mas tenho fé que Deus vai me capacitar. É uma grande alegria dividir esse momento com vocês”, disse a promotora, que também agradeceu à gestão do PGJ.

 

Outros discursos

O corregedor-geral, José Roseno Neto, também ressaltou a importância das ações realizadas pela gestão para garantir  a movimentação na carreira e destacou o trabalho do procurador-geral. “Seu nome ficará na história deste Ministério Público por sempre elevar o nome da instituição e levantar o número de promoções para a 3ª entrância. Quanto às promotoras, endosso tudo que foi dito sobre a capacidade de trabalho de cada. São três promotoras aguerridas. Parabéns a todos que, com certeza, veremos o Ministério Público maior a cada dia que se passa”, disse.  

O presidente da APMP, Leonardo Quintans, parabenizou a gestão pela solução encontrada para a movimentação na carreira e destacou a competência das empossadas. “Ver a instituição em movimento, colegas ascendendo e reacendendo a chama ministerial é para nós, que amamos a instituição, motivo de nos sentirmos reabastecidos, vendo que o Ministério Público segue firme em frente, se reaquece, se reanima. Saudar minhas queridas amigas que vivem esse momento tão bonito. Além de colegas muito queridas, são competentíssimas. conheço o trabalho de cada uma. Sucesso na missão, nessas novas trajetórias. Que seja um momento de renovação e de reconhecimento ao trabalho de vocês no MP. Parabéns. Que Deus abençoe”.

O secretário-geral do MPPB, Rodrigo Marques da Nóbrega, lembrou os 35 anos da Constituição Federal e enfatizou a transformação que a gestão do procurador-geral promoveu na instituição. “Vossa Excelência, quando disse que iria realizar essas transformações internas, eu cheguei a duvidar, mas quando eu vi a sua obstinação e a sua perseverança de fazer o seu ideal algo real, vi o tamanho do democrático que vossa excelência é. E o sonho hoje se concretiza. E vocês, mulheres talentosas, aguerridas e guerreiras, mães, esposas, sonhadoras, representam hoje o sonho dessas mulheres que, lá trás em 1988, talvez não tivessem a percepção do tamanho do mundo que aguardava e do tamanho que as mulheres tinham de ser para superar as adversidades e as dificuldades que a própria estrutura de um machismo radical tentava impor a vocês. Precisamos manter essa chama acesa para preservar sempre os valores, sobretudo da Constituição. Desejo a vocês sucesso na missão. Continuamos na caminhada da vida contando sempre com esse grande gestor, que é amigo de todos, aquele que conseguiu junto com os órgãos colegiados fazer essa transformação. Meus parabéns a todos”.

 O promotor João Benjamim Delgado Neto também apontou a importância das mudanças feitas pela gestão na instituição e carreira de cada promotora empossada. “Começo agradecendo a doutor Antônio Hortêncio, porque esse momento só está sendo realizado porque vossa excelência teve a sensibilidade, como já foi muito bem dito aqui, de olhar para a situação dos membros, que não soltou nossas mãos e aplicou a verdadeira democracia dentro da instituição. E temos aqui essas três valorosas mulheres, hoje, representando o Ministério Público ao chegar ao ápice da carreira. Temos três mulheres que, nas vidas pessoais, protagonizam a sua cena e esse protagonismo se repete no exercício de suas funções. Que Deus abençoe vocês nessa nova jornada que se inicia”.

 

 

 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */