Corregedor nacional de Justiça faz visita institucional ao MPPB
O corregedor nacional de Justiça, o ministro Luís Felipe Salomão, fez uma visita institucional ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), na tarde dessa quarta-feira (22/05), para ouvir da instituição sugestões para aprimorar o sistema de Justiça. Desde segunda-feira (20/05), a equipe da Corregedoria Nacional de Justiça realiza inspeção ordinária em setores administrativos e judiciais de primeiro e segundo grau de jurisdição do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. O trabalho foi concluído hoje.
O ministro, o juiz auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fábio Uchôa Montenegro, e a assessora Mônica Drummond foram recepcionados pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. Também estiveram presentes o corregedor-geral do MPPB, Francisco Antônio de Sarmento Vieira; os promotores corregedores Ana Caroline Almeida Moreira e Eny Nóbrega de Moura Filho; e o ouvidor-geral do MPPB, Aristóteles Santana Ferreira.
O corregedor nacional falou sobre a importância de ouvir instituições como o Ministério Público para o aperfeiçoamento do serviço jurisdicional prestado à sociedade. “É um prazer poder estar no Ministério Público do Estado da Paraíba. Viemos fazer inspeção no Tribunal de Justiça e é um momento em que nós verificamos o funcionamento dos serviços de Justiça para melhoria e aperfeiçoamento. Ouvir o Ministério Público, como um dos principais atores desse sistema, é importante para nós e é o que viemos fazer aqui hoje: ouvir o funcionamento, ouvir a impressão de como podemos melhorar. Essa é a ideia de uma correição. Fiquei contente de poder trocar essa experiência”, disse.
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio, agradeceu a visita e reiterou o compromisso da instituição para o aprimoramento da Justiça local e nacional. “É uma grande honra receber, no Ministério Público da Paraíba, o corregedor-nacional de Justiça. O Ministério Público sempre está aberto ao diálogo para contribuir como órgão que integra o sistema de Justiça”, falou.
Além do MPPB, o corregedor nacional também fez visitas institucionais à Justiça Federal, aos tribunais regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE e TRT) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB).