Acessibilidade  |      

PGJ faz contribuições ao “Padin” desenvolvido pela Seplag e Ditec

PGJ faz contribuições ao “Padin” desenvolvido pela Seplag e Ditec

Membros do Ministério Público da Paraíba vinculados à Procuradoria-Geral de Justiça tiveram a oportunidade de conhecer e fazer contribuições aos dois novos painéis de dados que integrarão o “Portal de Análise, Desempenho e Indicadores (Padin)” do MPPB. As plataformas de Business Intelligence (BI), desenvolvidas pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), foram apresentadas ao  órgão da administração superior, em encontro com a presença do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, nesta sexta-feira (28/06). 

Além do PGJ, participaram da reunião os 1º e 2º subprocuradores-gerais, Vasti Clea Marinho da Costa Lopes e Francisco Paula Ferreira Lavor; o secretário geral, o assessor técnico e o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, respectivamente,  Rodrigo Marques da Nóbrega, Alexandre César Fernandes Teixeira e José Guilherme Lemos; os coordenadores dos centros de apoio operacional, Danielle Lucena (consumidor e meio ambiente) e Carlos Davi Lopes (patrimônio público); além de diretores e assessores vinculados à PGJ.

Após a apresentação, Antônio Hortêncio avaliou os BIs: “Acompanhamos o esforço da Seplag e da Ditec para gerar esses produtos hoje submetidos à nossa avaliação. O resultado aponta para um importante avanço. O BI de indicadores sociais nos ajudará no diagnóstico da realidade de cada município, mostrando quais áreas e assuntos merecem maior atenção do promotor. Já o painel de produtividade indica melhorias que podem ser feitas para um trabalho mais eficiente, com respeito aos prazos legais, além de auxiliar também a administração na tomada de decisões administrativas relacionadas ao quadro de pessoas, pois mostra, por exemplo, os órgãos com mais e menos demandas. É um trabalho excelente”.

Mapas de indicadores e de produtividade
À semelhança do que aconteceu no dia anterior, durante a apresentação dos painéis à Corregedoria-Geral, a secretária de Planejamento e Gestão, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos, falou sobre as etapas de desenvolvimento do Mapa de Indicadores Sociais – que reúne dados abertos sobre educação, criança e adolescente, saúde, segurança, meio ambiente, infraestrutura – e do Mapa de Produtividade – que traz um retrato sobre a atuação de membros e servidores em processos judiciais e extrajudiciais. 

Ela lembrou que o MPPB é uma instituição com um potencial enorme de geração de dados, mas ficou claro que, para se obter informações completas e fidedignas, era necessário um cuidado maior no cadastro dos procedimentos. Por isso, foram criadas algumas travas no MPVirtual para levar ao cadastro correto dos processos. O segundo passo foi a coleta e a organização desses dados em forma de painéis virtuais de fácil leitura e acessível ao público. 

Após essa apresentação inicial da gestora da Seplag, os servidores do MPPB, Jeferson Barbosa (analista ministerial) e Vinícius Cesário (diretor de Planejamento) falaram sobre o processo de desenvolvimento dos BIs, com a coleta, lapidação e validação, tanto de dados abertos, quanto de dados do MPVirtual, gerando os produtos preliminares apresentados aos membros para avaliação e contribuições. 

Durante a reunião, o procurador-geral, os procuradores, promotores e servidores fizeram observações sobre as plataformas, aprovando os produtos e já antecipando situações que podem gerar novos painéis. A previsão é que as duas novas plataformas sejam colocadas no ar para acesso público, nos próximos dias.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */