PGJ dá posse ao subcorregedor, diretor do Ceaf e promotores corregedores
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, empossou, nesta segunda-feira (29/07), o procurador Aristóteles de Santana Ferreira, no cargo de subcorregedor-geral; o procurador João Geraldo Carneiro Barbosa no cargo de diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf); e os promotores corregedores Ana Caroline Almeida Moreira, Carlos Romero Lauria Paulo Neto e Eny Nóbrega de Moura Filho.
Os termos de posse foram lidos pelo secretário-geral, Rodrigo Marques da Nóbrega. A solenidade contou com a participação do corregedor-geral, Antônio Sarmento; o ouvidor do MPPB, Guilherme Lemos; o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Leonardo Quintans; o 2º subprocurador-geral, Francisco Lavor; os procuradores Alcides Jansen, Marilene Carvalho e Sônia Maia; o coordenador da Assessoria Técnica, Alexandre César Fernandes Teixeira; e o ouvidor do MP do Rio Grande do Norte, Rodrigo Pessoa. Prestigiaram a solenidade promotores e servidores do MPPB, além de familiares dos empossados.
O procurador-geral, Antônio Hortêncio, falou sobre as qualidades e competência de cada empossado e agradeceu pela aceitação. “Mais uma vez, a gente fica muito agradecido e feliz por poder dar posse aos que entram hoje nos cargos por vários motivos: pela renovação, pela constatação do excelente trabalho que foi realizado e pela certeza de que cada um vai exercer da melhor forma com o seu trabalho, com a sua competência. Eu sempre tenho colocado isso durante a minha gestão, que ela é focada em três palavras, no trabalho, no diálogo e na construção. E hoje eu fico feliz porque vejo em cada um que toma posse, exatamente no seu dia dia, essas três expressões. É com muita satisfação que vemos um ciclo que passou e essa renovação, com um novo ânimo para realizar ainda mais. Fica meu agradecimento de coração a todos pela aceitação e a Procuradoria-Geral está sempre de portas abertas”.
O corregedor-geral, Antônio Sarmento, falou sobre as qualidades e a trajetória do procurador Aristóteles Santana e ressaltou ainda a importância do diálogo. “É importante que nós entendamos que a Corregedoria não é apenas um órgão fiscalizador e orientador. A Corregedoria deve ser muito mais do que isso. Deve ser um órgão que conversa com todos os membros e o órgão tem procurado se conduzir de uma forma que prime pelo diálogo. Então, é por esse espírito que recebemos, com muita alegria, hoje, o doutor Aristóteles de Santana Ferreira, como subcorregedor. Temos um elevado nível de expectativa porque por onde ele passa, ele trabalha muito bem. Seja bem-vindo à Corregedoria”, discursou.
Mais discursos
O novo diretor do Ceaf, João Geraldo Barbosa, agradeceu ao procurador-geral pelo convite e pela oportunidade de, depois de mais de 15 anos, voltar a atuar mais próximo à administração. Também falou que vai lutar pelo trabalho em equipe que pretende realizar e sobre a transparência que pretende imprimir. “Assim, no intuito de manter a dialogicidade entre todos os membros do nosso MPPB e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, é que envio pelo e-mail institucional um breve questionário, o qual subsidiará nossa atuação e servirá de leme na concretização dos anseios da classe quanto à atuação do Ceaf”, relatou ao lançar um questionário aos integrantes da instituição.
O novo subcorregedor, Aristóteles Santana, citou as atribuições do cargo e agradeceu a confiança depositada. “Foi como desafio que recebi o convite para ser subcorregedor-geral do MPPB, pois olhando o regimento interno da Corregedoria observa-se o tamanho da responsabilidade. A missão é extremamente complexa, mas com dedicação, prudência e ação não será impossível cumpri-la, especialmente quando se trabalha em harmonia com o estado de legalidade e em conformidade com todos os componentes da corregedoria. Esta será nossa linha de atuação, agradecendo de antemão a confiança depositada. Espero honrar com o compromisso aqui assumido”.
A promotora Ana Caroline Almeida Moreira falou em nome dos promotores corregedores e agradeceu ao procurador-geral e ao corregedor pela renovação dos nomes para compor a equipe da corregedoria. “Esse é um momento especial porque é um tempo em que vemos o propósito de renovação e também é um tempo de gratidão. Então renovamos o nosso compromisso de dar o melhor para a instituição, dar o melhor que podemos com a nossa força de trabalho”, afirmou, assim como deu as boas-vindas ao novo subcorregedor.
O presidente da APMP, Leonardo Quintans, parabenizou os empossados e a administração e desejou sucesso. “Como foi dito aqui, é um momento de renovação das funções, dos propósitos, do trabalho do Ministério Público e uma renovação da esperança de todos nós que fazemos a instituição e principalmente dos destinatários do nosso trabalho. Essas movimentações são necessárias justamente para que tenhamos um novo colega, um novo propósito, um novo projeto para imprimir ainda mais força e qualidade ao trabalho. Sucesso na missão de todos e contem sempre com a APMP”.