Acessibilidade  |      

Setembro Amarelo: Núcleo de Bem-Estar fará pesquisa e iniciará atendimento psicológico 

Setembro Amarelo: Núcleo de Bem-Estar fará pesquisa e iniciará atendimento psicológico 

O Núcleo de Bem-Estar e Qualidade de Vida do Ministério Público da Paraíba vai realizar uma pesquisa para traçar um diagnóstico organizacional e obter dados concretos sobre a situação atual da instituição, seu sistema de gestão e, principalmente, sobre a saúde mental de seus integrantes. No mês em que se discute a importância dos cuidados em saúde mental e a prevenção ao suicídio (campanha ‘Setembro Amarelo’), também serão iniciados os atendimentos psicológicos a membros e servidores.

Conforme explicou o coordenador do Núcleo, o procurador de Justiça José Guilherme Soares Lemos, será disponibilizado, nesta terça-feira (3/09), aos membros, membras, servidores, servidoras, terceirizados, terceirizadas, estagiários e estagiárias um formulário eletrônico com questões relacionadas ao ambiente de trabalho e ao universo extra-trabalho. 

O formulário será enviado aos e-mails institucionais e pelo WhatsApp dos integrantes do MPPB. O prazo para respondê-lo se encerrará na terça-feira (10/09).  “É importante a colaboração de todos para que o setor tenha uma visão integrada e articulada da instituição ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos e melhor direcionamento das decisões a serem tomadas”, destacou Guilherme Lemos.

Já o diretor administrativo, Jonatha Vieira de Sousa, que integra o núcleo como gestor das políticas institucionais relacionadas a servidores, informou que, paralelamente, a partir da próxima segunda-feira (9/09), serão iniciados os atendimentos psicológicos, com escutas qualificadas e atividades intersetoriais. Os agendamentos serão feitos por meio do contato com o Whatsapp da Diretoria Administrativa (83-99133-6381) ou por solicitação via PGA.

O Núcleo

O Núcleo de Bem-Estar e Qualidade de Vida é um órgão de apoio administrativo multidisciplinar, que foi criado, no âmbito do MPPB, pelo Ato PGJ 122/2023, em razão da importância das ações de proteção à saúde de membros e servidores. 

Sua criação também está fundamentada na Recomendação 52/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (sobre a implementação de ações para melhoria do ambiente de trabalho, promoção da saúde ocupacional, da segurança no trabalho e do bem-estar das pessoas) e na Resolução 265/2023 do CNMP, que institui a Política Nacional de Atenção à Saúde Mental dos(as) integrantes do Ministério Público.

Responsável pelo planejamento, criação e implementação de ações que se relacionam ao aspecto de saúde de membros e servidores, o Núcleo tem como uma de suas atribuições realizar a avaliação anual das ações em saúde mental, incluindo o mapeamento dos fatores e dos riscos psicossociais por profissionais da saúde mental, com a finalidade de prevenir situações de adoecimento, assédio, pressões, dentre outras relevantes.

Coordenado por um membro designado pelo PGJ, o Núcleo também é integrado pelos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional em matéria de Cidadania e de Saúde, pela chefia do Departamento de Recursos Humanos, por servidores analistas ministeriais com especialidade em medicina, odontologia, serviço social e psicologia.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */