Núcleo de Bem-Estar realiza ação interna e agenda atendimento
Equipe se mobiliza para conscientização sobre prevenção ao câncer de mama e faz escuta qualificada em saúde mental de integrantes do MPPB
Desde o início deste mês, a equipe do Núcleo de Bem-Estar e Qualidade de Vida (NBQV), órgão do Ministério Público da Paraíba (MPPB) está realizando uma ação interna de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, entre as mulheres integrantes da instituição. Além da atividade relacionada ao Outubro Rosa, a equipe do Bem-Estar informa que está aberto o agendamento para escuta qualificada do público interno (membros/as, servidores/as, estagiários/as e terceirizados/as) que precisem de auxílio em saúde mental, por meio do WhatsApp 83-99133-6381.
As atividades do Núcleo estão sendo realizadas por meio de convênio entre o MPPB e o Centro Universitário Uniesp. O órgão é coordenado pelo procurador de Justiça, José Guilherme Soares Lemos. A equipe é composta pelo diretor administrativo, Jonatha Vieira; pela assistente social, Graça Pereira. Atuam no acolhimento dos usuários, três estagiários do curso de psicologia (Newton Alves, Lis Cordeiro e Paula Adriana da Silva), coordenados pelo professor Márcio de Lima Coutinho, vice-coordenador do curso de psicologia da Uniesp e doutor em psicologia social.
Equipe em ação
O Núcleo funciona no prédio do Ceaf, na Avenida Rodrigues de Aquino, vizinho à sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Durante este mês de outubro, a equipe do Bem-Estar está realizando visitas aos setores da instituição, abordando as mulheres sobre a importância do exame de toque das mamas, da mamografia acima dos 40 anos e da ultrassonografia mamária para pacientes com a indicação médica. Durante a conversa, a equipe registra fotos e entrega chocolate.
“Estamos levando plaquinhas e paineis e abordando mulheres nos corredores e setores lembrando que é importante esse cuidado”, disse Paula Silva. “Como fizemos no Setembro Amarelo vamos distribuir panfletos para reforçar essa ação”, completou Lis Cordeiro. O terceiro integrante da equipe do Uniesp, Newton Alves, deixou um recado para os integrantes do MPPB: “Nossas portas estão abertas. Basta agendar o atendimento pelo número 99133-6381”.
Como é o atendimento?
A equipe do Bem-Estar lembra que as pessoas devem procurar ajuda se notarem que questões emocionais, relacionadas ao trabalho ou não, estão afetando seu dia-a-dia. A escuta psicológica (não é uma terapia) é sigilosa e realizada com supervisão do coordenador da equipe que é professor doutor na área de psicologia.
Podem ser feitas até três escutas com o mesmo paciente. Caso seja verificado que a pessoa necessita de terapia ou outra intervenção, a equipe faz as orientações e o encaminhamento aos serviços especializados, que pode ser gratuito (como clínicas-escola ou serviços do SUS), ou, a critério da pessoa, oferecido a valor social, ou por meio de planos de saúde que ofereçam a cobertura.
Horários para agendamento de escuta:
- Segunda-feira - 8h às 12h
- Terça-feira - das 8h às 14h;
- Quarta-feira - das 13h às 17h
- Quinta-feira - das 11h às 17h
- Sexta-feira - das 11h às 13h