Acessibilidade  |      

MPPB e EUA unem forças contra o crime transnacional

O Memorando de Entendimento visa fortalecer ações contra falsificação de documentos de viagem e de identidade

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Consulado-Geral dos Estados Unidos no Recife assinaram, nesta sexta-feira (11/07), um memorando de entendimento com o objetivo de intensificar a cooperação no combate ao crime organizado transnacional, especialmente no enfrentamento à falsificação de documentos de viagem e de identidade. O acordo foi assinado na sede do Ministério Público, em João Pessoa, pelo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e pela cônsul-geral dos EUA, May Baptista.

O procurador-geral Antônio Hortêncio destacou a importância da cooperação para o MPPB e a sociedade paraibana. “O memorando vai viabilizar o compartilhamento de informações em investigações e a troca de treinamentos capacitando ainda mais a nossa instituição. Também vai propiciar ao consulado obter informações que são importantes para suas atividades. Então, é um ganho enorme para o nosso Ministério Público e, obviamente, para sociedade porque isso qualifica ainda mais as nossas investigações”, disse o PGJ.

A iniciativa reforça o compromisso de ampliar a segurança e o enfrentamento às redes criminosas que operam além das fronteiras nacionais. Segundo a cônsul-geral May Baptista, “a segurança internacional exige colaboração. Organizações criminosas transnacionais representam uma ameaça global, com práticas como o tráfico de drogas. Esse acordo não apenas fortalece a cooperação em investigações, como também viabiliza treinamentos especializados para agentes na detecção de documentos fraudulentos”. 

O compartilhamento de informações referentes à suspeita de atividades criminais é feito entre o Ministério Público e o Serviço de Segurança Diplomática e Unidade de Investigações Criminais Estrangeiras do Consulado, em conformidade com legislações locais, regulamentos e políticas de cada instituição.

Participaram da solenidade a 1ª subprocuradora-geral do MPPB, Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes; o subcorregedor-geral do MPPB, Francisco Glauberto Bezerra; o coordenador da Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral, procurador Alexandre César Fernandes Teixeira; e o coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), promotor Octávio Paulo Neto. 

Com Ascom/Consulado-Geral dos Estados Unidos no Recife


CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */