Sistema eleitoral desenvolvido pelo MPPB será usado pelo MPC-PB

O sistema eleitoral desenvolvido pela diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério Público da Paraíba (Ditec/MPPB) vai ser usado também pelo Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB).
A solicitação foi feita pelo procurador-geral do MPC, Marcílio Toscano Franca Filho, ao procurador-geral de Justiça do MP, Antônio Hortêncio Rocha Neto, durante visita à instituição na manhã desta sexta-feira (1/08).
A ideia é que o MPC-PB utilize o sistema desenvolvido pela Ditec/MPPB para eleições internas da instituição, a exemplo da que aconteceu na última quinta-feira (31/07), quando foram escolhidos os nomes para compor a lista tríplice de onde sairá o novo procurador-geral de Justiça. O sistema permite que as pessoas aptas a votar o façam de forma remota, em um equipamento com acesso a internet (celular, computador pessoal), com facilidade e segurança. Além disso, é programado para encerrar automaticamente a votação na hora estabelecida e apresenta o resultado do processo quase imediatamente.
O procurador-geral de Justiça do MPPB, Antônio Hortêncio, confirmou a cessão do sistema, possibilitada pelo acordo de cooperação assinado entre os dois MPs em 2022. Ele disse que o pedido é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na instituição e destacou a importância da parceria com o MPC. “É mais um reconhecimento do nosso trabalho de uma forma geral, da nossa informática, que desenvolve tantos sistemas próprios e que a gente já exportou para o Brasil inteiro. Nós temos um sistema, Pandora, que foi cedido a quase todos os Ministérios Públicos do Brasil. Essa parceria com o Ministério Público de Contas abrange várias outras atividades. São parcerias importantes para o nosso trabalho. E fornecer esse sistema de votação, além desse reconhecimento, é uma satisfação para a gente, porque vai servir obviamente para uma eleição mais rápida, mais transparente, mais clara, enfim, para o MPC”, concluiu.
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Franca, veio acompanhado da assessora Verônica Veríssimo. Ele parabenizou Antônio Hortêncio pela atuação à frente do MPPB e afirmou que o sistema desenvolvido pela Ditec deve ser usado em breve, nas eleições do MPC. “Esse sistema eleitoral é um sucesso, não resta a menor dúvida. Já foi colocado à prova em diversas situações, então eu vim contar aqui com a colaboração do procurador Antônio Hortêncio para levarmos emprestada essa tecnologia para as nossas eleições no Tribunal de Contas e, muito possivelmente, até o final do mês de setembro, queremos já colocá-la em prática com a eleição do nosso próximo procurador-geral, a realização da lista tríplice para o nosso próximo procurador-geral, que até agora vem sendo feita, tradicionalmente, em papel e urna de madeira. E aí, com a ajuda da PGJ, damos mais um passo à frente para modernizar isso”, finalizou ele.
A diretora de Tecnologia da Informação do MPPB, Viviane Queiroz, também estava presente. Ela explicou como será a cooperação para o uso do sistema pelo MPC: “A gente vai fazer uma interlocução, um trabalho próximo com a equipe de lá do Ministério Público de Contas para que a gente possa receber a listagem de quem são os votantes e de quem são os candidatos, para fazer uma preparação da eleição dentro do nosso sistema”. A diretora da Ditec acrescentou que haverá uma “eleição teste”, para que os envolvidos no processo no Ministério Público de Contas vejam como funciona o sistema e como será o procedimento real, no dia da votação, para que tudo ocorra tranquilamente.