Procurador-geral dá posse a quatro novos servidores do Ministério Público
Em uma solenidade marcada pela emoção e por histórias pessoais, o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, empossou, na manhã desta sexta-feira (1º/08), quatro novos servidores do Ministério Público da Paraíba, que vão atuar em Promotorias de Justiça do interior. Foram empossados os servidores: Mayla Mayara Sabino de Carvalho (que vai para a Promotoria de Sousa), Igor Rodrigues de Oliveira Souto (Promotoria de Rio Tinto), Mateus Henrique Pontes Costa (Promotoria de Cuité) e Izaias Antunes de Oliveira (Promotoria de São João do Rio do Peixe).
O termo de posse foi lido pelo secretário-geral do MPPB, Rodrigo Marques da Nóbrega. Participaram da solenidade o procurador de Justiça Glauberto Bezerra; o promotor Rogério Lucas Oliveira; o diretor administrativo, Jonatha Vieira; a diretora de Tecnologia da Informação, Vivianne Queiroz; a chefe do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Keyla Colaço; servidores do MPPB e familiares dos empossados.
O procurador-geral de Justiça falou sobre o compromisso de deixar os 20 cargos que foram oferecidos no concurso preenchidos e informou que o certame foi prorrogado por mais dois anos. Ele também ressaltou a história de cada integrante da instituição. “O Ministério Público é feito de pessoas e cada pessoa tem a sua história. O dia festivo de hoje tem um significado muito grande, porque traz consigo uma trajetória, uma luta de vida de cada um. Em relação ao Ministério Público, começa quando se publica um edital. E cada um vai, obviamente, lembrar de tudo que passou, do estudo, de se deslocar, para aqueles que não são daqui da Paraíba, até João Pessoa, para fazer a prova do concurso, desse tempo aguardando ser nomeado até, de repente, receber um telefonema comunicando da nomeação. Como a gente lida com pessoas, temos suas histórias e seus sonhos. E poder assinar o termo de posse junto com vocês, de estar participando da realização do sonho de vocês, é algo que a gente não esquece. Então, é uma honra para mim ouvir cada história de luta contada hoje, saber que a gente pôde contribuir com isso. O Ministério Público é uma família, vocês vão entrar em uma instituição que vai abraçá-los e vocês vão ver a partir de hoje, indo pra Sousa, Rio Tinto, Cuité e São João do Rio do Peixe. Sejam muito bem-vindos à nossa instituição, sejam muito felizes e tenham sempre em mente a palavra mágica que os trouxeram até aqui e que os guiarão na trajetória institucional: trabalho. Tudo se conquista com trabalho”.
Mais discursos
O procurador de Justiça Glauberto Bezerra afirmou que os novos servidores vão fazer parte de uma família. “Vocês estão sempre introduzidos na família do Ministério Público. O MP é um dos órgãos mais importantes na realização e concretização da democracia, da construção de um sistema de justiça voltado para a efetivação de todos os direitos fundamentais. Eu devo deixar registrado que doutor Antônio Hortêncio Rocha Neto foi o procurador que mais realizou movimentação nas carreiras ministeriais, concursos. Vocês são a prova viva de uma administração eficaz. Então eu desejo a vocês sucesso, sucesso e sucesso. Lembrando que sucesso não vem sem trabalho. Eu espero que vocês adiram a essa família”.
O secretário-geral, Rodrigo Nóbrega, destacou que tomar posse no serviço público é a realização de um sonho para os aprovados no concurso. “Todas as vezes que nós abrimos as portas do gabinete do procurador geral para receber alguém para ser empossado é como se renovassem as esperanças da instituição. Receber novas pessoas revitaliza a instituição. Sei que, ao ler cada termo de posse desse, dentro dele está a esperança de quem vai assumir o cargo e da administração, de saber que está fazendo com que alguém venha realizar o sonho de uma vida, que é exercer um cargo público. E nós ficamos felizes quando recebemos pessoas que se comprometem a prestar o serviço a uma sociedade que tanto espera de nós, um serviço eficientemente qualificado. O Ministério Público é a alma, é a chama viva do público. Em nós aportam as pessoas que se sentem fragilizadas socialmente. Às vezes somos o refúgio da última voz, da última mão da esperança. Nossa missão é essencialmente social. Então, eu quero deixar esses parabéns, esses cumprimentos a vocês. Dizer que nós somos verdadeiramente uma grande família”.
O promotor Rogério Lucas Rodrigues agradeceu à gestão pelo esforço para nomear os concursados. “Eu gostaria de fazer um agradecimento especial ao doutor Hortêncio Rocha Neto, que decidiu fazer essas nomeações, porque nós sabemos, que o orçamento do município público é apertado. Mas mesmo com essa dificuldade financeira e orçamentária, o nosso procurador decidiu realmente nomear os servidores. Esse é um dia especial para todos os familiares e os nomeados. Desejo boa sorte nesse trabalho de atender a toda uma demanda social, esse trabalho em conjunto de membros e servidores em prol da sociedade”.
O diretor administrativo Jonatha Vieira relembrou sua própria trajetória na instituição. “Toda vez que eu ligo pra alguém dando a notícia da nomeação para integrar o Ministério Público, passa um filme na minha cabeça porque antes de estar diretor administrativo, eu também sou servidor. Então, lá atrás, em 2008, alguém também fez esse contato conosco. Hoje, a gente faz esse trabalho para trazer vocês aqui para o Ministério Público. Falar em relação ao trabalho é falar do último mês de uma gestão que foi balizada pelo trabalho. Chegamos aqui pelo trabalho e terminaremos com ele. Sejam bem-vindos e bem-vindas. Muito obrigado pela oportunidade de estar diretor administrativo neste momento, disse“.
Empossados
Em um momento marcado pela emoção, cada servidor empossado contou sua trajetória de vida e agradeceu aos que estiveram com eles. Mayla Carvalho agradeceu pelo momento especial de tomar posse. “Eu quero agradecer pela recepção e, em especial, agradecer à minha mãe que me incentivou a estudar para conseguir estar aqui nesse momento. E já me sinto paraibana”, disse a servidora, que está vindo do Ceará.
Já Igor Souto falou da realização do sonho de trabalhar no seu estado natal. “Hoje é um dia muito simbólico para mim. Eu era servidor público no Rio Grande do Norte, e a partir de hoje, me torno servidor público da Paraíba, que é o meu estado. Eu sempre tive muita admiração pela instituição do Ministério Público, por tudo que eu já estudei sobre a instituição tanto na Construção Federal, quanto no Código de Processo Civil e outros atos normativos. E sempre tive um exemplo muito próximo de uma pessoa, de um profissional que eu sempre admirei muito, que é o doutor Rogério. Ele sempre foi um referencial para mim em vários aspectos. Então, hoje nós estamos na mesma casa e isso tem uma importância gigantesca para mim. Agradeço muito a minha mãe que sempre me incentivou muito, sempre acreditou muito em mim. Estar hoje aqui com ela tem um significado muito especial pra mim também. Parabéns aos meus colegas, aos meus demais servidores. E desejo muito sucesso, muita sorte. Que eles sejam muito realizados, que possam contribuir não só na promotoria, mas para toda a sociedade”.
Mateus Costa agradeceu à família pelo apoio e incentivo. “Primeiramente, eu sou muito grato a Deus por poder estar aqui, tomar posse. Minha intenção aqui é agir com excelência, ajudar no ofício do Ministério Público na atuação nos direitos difusos e coletivos e ajudar as pessoas. Só agradecer porque é uma oportunidade imensa. A gente sabe que concurso público, às vezes, não é fácil. Agradecer também a minha namorada Ana, que está ali acompanhando nesses primeiros passos do concurso juntamente comigo, dando todo o apoio. Agradecer também a minha mãe, que sempre apoiou meus estudos e me cobrou em cada etapa. Sempre muito exigente, mas que graças a Deus tem dado resultado. E ao meu avô. O meu avô é realmente o meu herói. Com doze anos ele vendia água na feira e começou a construir, desde cedo, uma casa com toda responsabilidade. E ele facilitou muito a minha vida. Então, se eu estou aqui realmente, eu tenho um grande débito ao meu avô, que sempre me apoiou, sempre me deu condições de poder ficar aqui”, disse.
Por fim, Izaías Oliveira relembrou sua história de vida e falou sobre servir à sociedade. “Este é um momento único na minha existência, na existência da minha família. Eu fui atleta profissional de futebol até os 30 anos. E eu parei porque tive muitas lesões, não parei da forma que eu gostaria de parar. A partir daquele momento, eu comecei a estudar e fiz uma faculdade de Direito. Eu comecei a estudar para concurso sonhando que esse dia chegaria. E esse dia chegou. E quando eu olho para trás, a convicção e a clareza que eu tenho é de que isso não seria possível se eu não tivesse a retaguarda da minha família, da minha esposa que está ali, de cada irmão que eu tenho, eu tenho seis irmãos. Todos eles assinaram aqui comigo. Todos eles fizeram parte dessa história. Isso representa muito. E como foi dito aqui, nós estamos para servir a sociedade. E nessa parte eu não terei dificuldade porque a minha existência foi de serviço. Então isso é muito legal de perceber que aqui eu estou entrando para uma grande família. Então é um momento que tem que ficar registrado para todos nós, para todas as famílias, porque é um momento inesquecível mesmo. Eu quero prometer para vocês que vão encontrar um ser humano no mesmo nível que vocês receberam a gente aqui É dessa forma que nós vamos acolher cada pessoa que virá em nossa direção porque nós estamos aqui pra servir. Muito obrigado por tudo”, afirmou.