PGJ entrega obra de reforma da Promotoria de Justiça de Conceição
A população de Conceição, Ibiara, Santana de Mangueira e Santa Inês ganhou uma sede da Promotoria de Justiça totalmente reformada. A entrega da obra foi realizada nesta quinta-feira (21/08), pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. O prédio foi reestruturado, ganhou novos ambientes equipados e dotados de acessibilidade, com energia solar, num investimento total de mais R$ 750 mil. A Promotora recebeu o nome de Procurador Valberto Cosme de Lira.
A solenidade teve a participação da 1ª subprocuradora-geral, Vasti Cléa Lopes; do 2° subprocurador-geral, Francisco Lavor; do coordenador da Assessoria Técnica, procurador Alexandre César Teixeira; do secretário-geral do MP, Rodrigo Marques da Nóbrega; dos promotores Romualdo Tadeu de Araújo Dias e Rafael Bandeira; do promotor aposentado Berlino Estrela, que representou a Associação Paraibana do MP; de prefeitos, vereadores, deputado, advogados, servidores do MPPB e familiares do homenageado.
No seu discurso, o procurador-geral, Antônio Hortêncio, falou sobre o olhar prioritário que buscou dar ao Sertão, tanto na questão estrutural quanto de pessoal, lembrando as nomeações de promotores e servidores para a região bem como as grandes reformas feitas nas Promotorias de Pombal, de Itaporanga e, agora, de Conceição. Ele ainda agradeceu a toda equipe responsável pela reforma. “Desde o início da minha gestão que eu priorizei, tive esse olhar mais atento para a região mais distante do Estado, o nosso Sertão. A gente sabia que tinha que dar aquele incremento de pessoal e de estrutura. Vou saindo com a consciência muito tranquila e leve de que procurarei fazer o máximo que pude para as nossas condições, tanto na questão de pessoal como na questão estrutural e outras situações mais, de conseguir dar posse aos últimos promotores, mais um incremento de pessoal, e agora inaugurando esta Promotoria de Justiça em Conceição. É uma honra terminar a minha gestão aqui em Conceição. Parabéns a esse povo, que tanto merece”, afirmou.
O promotor de Conceição, Renato Martins Leite, falou sobre a expectativa que se criou pela reforma da promotoria e das medidas administrativas. “Hoje é um dia alegre, muito esperado. Desde que cheguei aqui, em 17 de janeiro desse ano, muito se criou expectativa na inauguração desta promotoria. Sei dos esforços e toda a parte administrativa do Ministério Público do e doutor Hortêncio intensificou os trabalhos para que pudesse entregar essa obra no final de sua gestão. E nada melhor do que vossa excelência para inaugurar essa obra”.
O 2º subprocurador, Francisco Lavor, natural de Conceição, expressou a alegria de estar presente na solenidade e agradeceu ao procurador-geral. Também contou que a construção da sede foi uma ideia sua executada na época do procurador-geral Marcos Navarro e finalizou destacando o papel do MP na sociedade. “Na solução dos problemas que afligem a sociedade, todo promotor de Justiça deve atuar na busca da conciliação, do agregamento, da harmonia. E é dito aqui no sertão, de hoje e de sempre, que o pior dos acordos é melhor do que a melhor das obrigações. Então é sempre bater nessa tecla, conciliar e discutir com a sociedade”.
O prefeito Samuel Lacerda agradeceu, em nome dos prefeitos dos municípios abrangidos pela promotoria. “Quero agradecer a presença de cada um de vocês, agradecer o convite por estar aqui representando os colegas e amigos prefeitos neste momento tão especial. Agradecer de coração, doutor Hortêncio, por esse gesto por Conceição. Não é todo mundo que passa e que lembra de Conceição. A prefeitura está à disposição para prestar qualquer esclarecimento e melhorar a gestão”.
Em nome da família do procurador Valberto Lira falou seu filho, Valberto Lira Júnior. Ele falou da devoção do pai ao MPPB. “Hoje é um dia essencialmente permeado pela nostalgia, boas recordações e ao mesmo tempo, em paralelo, um imenso vazio. Há cerca de 44 anos, Valberto Lira, Dr. Valberto ou simplesmente, meu pai, nesta querida cidade de Conceição, materializou e iniciou um sonho, ser promotor de justiça. No exercício de mais de 40 anos de serviços prestados nas mais diversas funções do Ministério Público da Paraíba, um verdadeiro sacerdócio, imbuído, entranhado em si, Dr. Valberto, meu pai, mesmo tendo que tomar posições nem sempre bem entendidas ao primeiro olhar, sempre procurou fazer o bem, acolher, mediar, conciliar entre outros”.
O padre Dalmir Cornelio e o pastor Hércules Alves ministraram as bençãos ao novo prédio e o descerramento da placa foi efetuado pelo procurador-geral e autoridades.
Reforma e ambientes
A área total reformada foi de 190 metros quadrados. As principais intervenções promovidas pela reforma foram: restauração total dos revestimentos – pisos, paredes e calçadas (internos e externos); renovação total da coberta com substituição de telhas e impermeabilizações gerais; renovação completa de todos os sistemas: elétrico, rede
estruturada e hidrossanitário; substituição total das esquadrias (portas e janelas); instalação de forro termoacústico; melhorias na estrutura física (acessibilidade em geral); implantação de acesso privativo para membros e servidores; criação do observatório social; construção de garagens cobertas; construções de abrigos para gás, reservatório inferior e bombas; urbanização completa da área externa; pintura geral.
Com a reforma, o prédio ganhou uma recepção, um gabinete de promotor, um cartório/secretaria, uma sala assessores, uma sala notícia de fato, um auditório para 18 lugares mais um espaço cadeirante, um observatório social, uma sala para rack, um arquivo, sanitários públicos acessíveis, sanitário privativo, copa e área de serviço, além de estacionamento privativo com duas vagas cobertas para carro e estacionamento público com cinco vagas para carros sendo duas vagas especiais.
Também houve a implantação de um sistema de geração de energia solar com painéis fotovoltaicos, que vai beneficiar, por compensação, as Promotorias de Justiça de Princesa Isabel e Itaporanga.