PGJ dá posse a mais três promotores em cargos na Ccrimp e na coordenação de CAOs
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Leonardo Quintans, deu posse a mais três promotores de Justiça, em cargos da gestão. Foram empossados, na manhã desta segunda-feira (15/09), no gabinete do PGJ, Ernani Neves Rezende, para integrar a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa (Ccrimp); Arthur Magnus Dantas de Araújo, no cargo de coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, Fazenda e Terceiro Setor; e Fernanda Pettersen de Lucena, como coordenadora do CAO Criança e Adolescente.
Participaram da solenidade o 1º subprocurador-geral de Justiça, Luís Nicomedes; o secretário-geral do MPPB, João Benjamin Delgado Neto; o corregedor-geral, Francisco Sarmento, e os promotores corregedores Carlos Romero, Ana Caroline Moreira e Eny Nóbrega Filho; os procuradores de Justiça Francisco Glauberto, Guilherme Lemos, José Farias, Sócrates Agra (que também coordena o CAO Consumidor) e Francisco Sagres; o diretor-geral do MP-Procon, Francisco Bergson Formiga; o coordenador da Assessoria Técnica do PGJ, Carlos Davi; a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França - que representou a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) - e o coordenador do CAOCrim, Uirassu de Melo Medeiros.
Equipe eclética
Os termos de posse foram lidos pelo secretário-geral e assinados pelos empossados e pelo PGJ, que em seu discurso destacou a decisão de compor uma equipe eclética, com o aval do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), para ocupar cargos administrativos em sua gestão. “Esse é um momento de muita satisfação. Procuramos formar a nossa equipe com critérios técnicos e sociais para o cargo, de forma que o colega designado possa entregar o melhor para a sociedade. Procuramos também ter a presença feminina em postos importantes e mesclar gerações, unindo a experiência com a juventude. Os três empossados ingressaram no último concurso, mas se destacaram na sua atuação. Recebemos um voto de confiança da classe e do governador e precisamos honrá-lo. Tenho a certeza de que vocês atuarão nesse sentido, respeitando a autonomia dos colegas”, disse.
Vários integrantes deram as boas-vindas aos empossados e se colocaram à disposição para auxiliá-los na nova missão. Em nome da APMP, a promotora de Justiça Ana Maria França parabenizou os empossados. Ela e o secretário-geral destacaram que a escolha obedeceu aos critérios de competência técnica e de perfil para o cargo, inteligência e compromisso. O corregedor-geral, por sua vez, falou da expectativa da classe em relação à gestão e registrou sua certeza de que os novos integrantes farão um trabalho exitoso. Já o 1º subprocurador-geral de Justiça lembrou que os empossados darão continuidade ao trabalho realizado, de forma competente, por outros colegas e que eles darão seu “marco pessoal” para desempenhar bem as funções. Os procuradores de Justiça Guilherme Lemos e Francisco Glauberto também parabenizaram os empossados, destacaram a competência e compromisso deles e desejaram êxito na função.
Empossados
Os três empossados agradeceram a oportunidade e a confiança do PGJ e do CPJ e reiteraram o compromisso com a instituição. Eles também falaram da expectativa com a nova função. “É um misto de enorme satisfação por estar sendo convidado para ajudar mais uma vez na administração superior, mas também uma enorme responsabilidade. E justamente em razão desses dois sentimentos, que enquanto promotor e propriamente um servidor do Ministério Público, vamos nos doar ao máximo para contribuir naquilo que a Ccrimp e o procurador-geral de Justiça necessitarem, precisarem, no estado da Paraíba, em relação ao combate aos crimes de responsabilidade e de improbidade”, disse Ernane.
Já o novo coordenador do CAO Patrimônio adiantou que uma das prioridades à frente do cargo será o combate à corrupção. “A expectativa é que eu possa colaborar no aperfeiçoamento da atividade de fim de patrimônio público no MPPB e auxiliar bastante os colegas, trazer essa visão primordial de auxílio do Centro de Apoio Operacional na matéria do patrimônio público”, falou.
A nova coordenadora do CAO Criança e Adolescente, por sua vez, destacou seu compromisso com a promoção dos direitos e proteção do público infantojuvenil na Paraíba. “A expectativa é a melhor possível. Eu sei que é um desafio muito grande. É uma responsabilidade muito grande estar à frente do delineamento, da política institucional, da infância e adolescência, do MPPB. É uma responsabilidade muito grande em razão da sensibilidade e da especificidade do tema. Mas eu vou dar o melhor de mim. A gente vai trabalhar em conjunto com a rede de proteção, de forma articulada, dialogada, para que obtenhamos os melhores resultados de acordo com as demandas que se apresentarem aqui no Estado em relação às nossas crianças e adolescentes”, adiantou.