Semana de Interação "MPPB em Movimento" começa nesta segunda (20)
Fortalecer a interlocução e o debate entre os integrantes do Ministério Público da Paraíba, focando na definição das prioridades de atuação finalística para o próximo ciclo de trabalho. Este é o objetivo da 1ª Semana de Interação Institucional "MPPB em Movimento", que acontece na próxima semana, de 20 a 24 de outubro, nas cidades de Sousa, Patos, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa - as cinco microrregiões definidas pela instituição para fins estratégicos.
Durante toda a semana, a gestão do Ministério Público da Paraíba e os Centros de Apoio Operacional às Promotorias vão ao encontro dos promotores de Justiça espalhados pelo estado para ouvir as demandas, desafios e necessidades deles na realização do trabalho diário de defesa da sociedade.
Mas a primeira cidade a receber as atividades da Semana de Interação Institucional será Cajazeiras, que sediará a 15ª Sessão Ordinária do Conselho Superior do Ministério Público, na manhã desta segunda-feira (20). A pauta da sessão inclui a indicação para promoção, pelo critério de merecimento, de um promotor para a Promotoria de Justiça de Santa Rita.
Ainda na segunda-feira (20), têm início as reuniões nas microrregiões, com Sousa como anfitriã. Em seguida, na terça (21), o "MPPB em Movimento" chega a Patos. Na quarta (22), é a vez de Campina Grande sediar o encontro. Guarabira vem na sequência, na quinta (23). Sempre à tarde, a partir das 13h30. O encerramento será na manhã desta sexta-feira (24), em João Pessoa, a partir das 8h30.
O calendário é resultado das duas primeiras reuniões do novo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, com os coordenadores dos CAOs e a secretaria de Planejamento e Gestão, em setembro e outubro deste ano, quando foram alinhadas expectativas, metas e estratégias de trabalho da gestão.
A série de encontros em cidades estratégicas do estado contará com as presenças do procurador-geral de Justiça, do corregedor-geral, Francisco Antônio de Sarmento Vieira, de membros da administração e coordenadores dos CAOs.
Além da escuta dos promotores de Justiça, serão apresentadas propostas de ação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e dos CAOs. De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França, “mais do que uma agenda institucional, esta será uma semana dedicada à interação, escuta ativa e construção colaborativa, reunindo membros de um ambiente propício à troca de experiências e fortalecimento da atuação ministerial.
Um dos destaques da programação será a apresentação de uma nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA), que será detalhada pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC).
Leonardo Quintans definiu o MPPB em Movimento como um importante momento de diálogo e de oitiva direta da classe pela administração, “a fim de que possamos, juntos, definir as prioridades de atuação, as necessidades de apoio aos colegas e apresentar a ferramenta de inteligência artificial do MPPB, que facilitará os trabalhos de toda a instituição”, concluiu o PGJ.
Com base no que for discutido nos encontros, a Procuradoria-Geral, a Seplag e os Centros de Apoio vão definir estratégias de ação da gestão para o biênio 2025-2027.