Acessibilidade  |      

MPPB em Movimento: Patos recebe evento de interação institucional

O Ministério Público da Paraíba deu sequência aos eventos da 1ª Semana de Interação Institucional “MPPB em Movimento” na tarde dessa terça-feira (21/10), com um encontro realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Patos, que reuniu membros com atuação nos municípios da região do sertão. 
Além de ouvir as demandas dos membros da instituição sobre as prioridades para o próximo biênio, o evento foi marcado pela apresentação da nova inteligência artificial criada pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC) e das metas, ações e projetos estratégicos a serem implementados pelos Centros de Apoio Operacional.

Abertura

Na abertura, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, reforçou o objetivo de ouvir os promotores e promotoras de Justiça que atuam em todas as regiões. Ele relatou ações que já foram implementadas para auxiliar os membros da instituição na ponta a prestar um melhor serviço à sociedade, entre elas a instalação de todos os nove Centros de Apoio Operacional e outras medidas estruturais. 
"Hoje estamos aqui em Patos no projeto MP em Movimento, nessa semana de interação institucional, trazendo as novidades da gestão, lançando a nossa ferramenta de inteligência artificial, a apoIA.MP. Também estamos trazendo a discussão com todos os Centros de Apoio de que projetos e ações teremos como prioritários na instituição, ouvindo os promotores e promotoras que estão na ponta para construir as nossas prioridades e as nossas linhas de projetos e de trabalhos estruturais”, disse o PGJ. 
Antônio Sarmento, corregedor-geral do MPPB, sublinhou a importância de buscar o aprimoramento da atuação institucional. “Estamos fazendo uma revisão do nosso regimento interno, procurando torná-lo mais simples e objetivo. Também estamos buscando aprimorar toda a atuação do Ministério Público, no que se refere às correições, e iniciamos uma interlocução com os CAOs”, disse.
Representando a Associação Paraibana do MP, a presidente Adriana França parabenizou a administração e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) pela realização do encontro. “É muito importante ir em cada região e saber a demanda de cada promotor de Justiça, seja estrutural seja funcional. Parabenizo a todos e desejo uma tarde de bons encontros e boas ideias”, declarou.

NGC e IA

Ainda no evento, o promotor de Justiça Daniel Dal Pont fez uma exposição sobre o Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC) do MPPB e as formas de atuação e de suporte que o órgão pode oferecer aos promotores de Justiça. Em seguida, o promotor Alberto Cartaxo apresentou a ferramenta de Inteligência Artificial apoIA.MP, desenvolvida pelo NGC para otimizar o trabalho dos membros na análise de inquéritos. Inicialmente focada em casos de tráfico de drogas, violência doméstica e Estatuto do Desarmamento, a IA integra-se ao MPVirtual, analisando processos e oferecendo sugestões de minutas de peças processuais.
Além da apresentação e demonstração das formas de validação do trabalho da IA, foram anunciadas futuras melhorias e expansões de escopo, incluindo sugestões de arquivamento e análise de autos de prisão em flagrante e medidas protetivas de urgência. Como etapa seguinte para a implementação da nova ferramenta, foi programada uma aula virtual sobre o apoIA.MP para a próxima semana, seguida por treinamentos detalhados para os membros e assessores do MPPB.

Projetos dos CAOs

A secretária de Planejamento e Gestão do MPPB, Ana Maria França, mediou a apresentação das metas, ações e projetos dos Centros de Apoio, destacando que estão sendo pensados os projetos estratégicos a serem implementados na instituição entre 2026 e 2029. Para tanto, a oitiva dos promotores é fundamental para conhecer as reais necessidades da instituição na ponta.
Cada coordenador dos Centros de Apoio fez a apresentação das ideais iniciais de projetos que pretendem desenvolver e reforçou a importância da unidade institucional, do diálogo interno e externo e do suporte técnico e jurídico que os CAOs darão aos promotores de Justiça no próximo biênio.   
As exposições foram realizadas pelos coordenadores Sócrates da Costa Agra (Consumidor), Anne Emannuelle Malheiros (Cidadania e Cível, Família e Direitos Fundamentais), Uirassu de Melo Medeiros (Criminal e das Execuções Penais), Fernanda Pettersen de Lucena (Criança e Adolescente), Cláudia Cabral Cavalcante (Meio Ambiente), Dulcerita Soares Alves (Defesa das Mulheres), Raniere da Silva Dantas (Educação), Arthur Magnus Dantas (Patrimônio Público) e Leonardo Pereira de Assis (Saúde)

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb