Acessibilidade  |      

Workshop sobre sistemas de investigação abre a programação da “Semana do MPPB”

Workshop sobre sistemas de investigação abre a programação da “Semana do MPPB”

A Semana do Ministério Público da Paraíba foi aberta, nesta sexta-feira (05/12), com a realização do workshop “Pandora e Sistemas de Apoio à Investigação Criminal”, ministrado por integrantes do Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC) e do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB), no auditório das Promotorias de Justiça de João Pessoa. A semana foi idealizada pela Procuradoria-Geral de Justiça e organizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). 

Na abertura do workshop, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, ressaltou o marco de iniciar a comemoração da Semana do MPPB com um evento sobre o Pandora e sistemas de investigação criminal. “Temos aqui no nosso estado um trabalho de referência do Núcleo de Gestão do Conhecimento, um trabalho que é compartilhado e usufruído em todo o Brasil. E a nossa ideia com esse momento é aprofundar esse arsenal de ferramentas e de instrumentos temos dentro da nossa casa, compartilhar com os colegas, e que esse seja apenas um despertar para que, no próximo ano, façamos um curso de duração mais ampliada e uma formação verdadeiramente continuada, com encontros periódicos para que realmente formemos e nos aprofundemos na investigação do Ministério Público”. 

O PGJ também falou sobre os eventos que serão realizados durante a semana. “Na terça-feira, teremos um evento organizado em parceria com o Focco sobre o combate à corrupção trazendo nomes nacionais. Na quarta-feira, no nosso auditório principal, teremos um encontro com o Conselho Nacional do Ministério Público, com a Comissão de Segurança Pública. O conselheiro Jaime Miranda, vai partilhar conosco o trabalho que tem sido feito pela Comissão de Segurança Pública, do Sistema Prisional e do Controle Externo da Atividade Policia. Na quinta-feira, às 9h da manhã, vamos fazer um momento ecumênico de ação de graças. E, na sexta-feira, o momento ápice dessa nossa semana, que será no Espaço Luzzco. Teremos uma palestra com o jornalista Maurício Ferraz, do Fantástico, que faz um trabalho investigativo e depois faremos um bate-papo, eu, Maurício Ferraz e o governador João Azevedo sobre os desafios do futuro do nosso estado”.

A vice-presidente da Associação Paraibana do MP, promotora Ana Maria França, parabenizou a gestão pela iniciativa de começar a semana com um evento de conhecimento. “Nós temos muitas ferramentas no sistema disponíveis para uso e, às vezes, elas são subutilizadas por falta de treinamento com relação às funcionalidades. Então, parabenizar a iniciativa de começar com o processo científico. Parabéns ao NGC e ao Gaeco pelas ferramentas que disponibilizam, principalmente o Pandora, e também desejar uma excelente e brilhante palestra. Estamos aqui todos ávidos de conhecimento”.

O diretor do Ceaf, procurador João Geraldo Barbosa, agradeceu aos presentes e destacou a importância do evento. “Fico sensibilizado em saber que nós estamos começando a semana do MPPB através de um evento que é de suma importância, que é exatamente  sobre o Pandora, que é uma das ferramentas trazidas pelo Gaeco. Dizer ainda dessa necessidade e da importância de que isso seja uma formação continuada e bastante atualizada sempre para todos os membros. E não poderia deixar de registrar a participação e colaboração para esse evento do doutor Octávio Paulo Neto, do doutor Dennys Carneiro e do doutor Daniel Dal Pont. Fica aqui meu agradecimento e um desejo de sucesso, parabenizando, antecipadamente, aos quatro palestrantes que vão dar uma excelente contribuição de aprendizado para todos nós”.

O workshop teve como mediadores os promotores de Justiça do Gaeco, Rafael Linhares e Jamille Lemos. Os palestrantes foram o coordenador de Tecnologia da Informação do NGC, José Júnior de Andrade; o analista forense computacional do Gaeco, Márcio Augusto Araújo de Barros; o desenvolvedor e analista de dados do LabLO/MPPB e da Polícia Civil da Paraíba, José Wanderlúcio Lira e o analista de Inteligência do Gaeco, Samyr Youssef.

 

Confira abaixo a programação da Semana do MPPB:

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb