Acessibilidade  |      

Ato Ecumênico em ação de graças reúne membros e servidores do MPPB

Procuradores, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público da Paraíba se reuniram, na manhã desta quinta-feira (11/12), no auditório da sede do MPPB, em João Pessoa. A breve pausa na rotina foi para participar de uma cerimônia em ação de graças pelo ano que está acabando, celebrar a superação de desafios, as conquistas e a esperança no que 2026 vai trazer para cada um, para a instituição e para a sociedade, em geral.

Enquanto o telão exibia imagens relativas a essa época do ano, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, deu as boas vindas aos presentes e destacou a importância dessa pausa para refletir, celebrar e renovar a esperança no futuro.

“Agradeço a cada um de vocês por aceitar o convite para estar nesse momento de celebração de agradecimento, de reflexão no fim de ano, diante da proximidade do encerramento dos nossos trabalhos, mas também do Natal. E que o nascimento de Jesus faça com que a esperança, a fé, a vontade de seguir a nossa missão renasçam em todos nós. Agradeço pelo ano que passou e peço bênçãos para que em 2026 possamos estar todos juntos aqui, renovados na missão de ser Ministério Público e defender a sociedade paraibana, atender o povo e entender seus problemas, suas dificuldades e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, um mundo mais igualitário e um Estado também que preste sempre com mais alcance e da melhor forma a sua missão de atender a sociedade”, concluiu o PGJ. 

Quem conduziu as reflexões foram os quatro líderes espirituais convidados para o ato ecumênico: Almir Laureano, representando a doutrina espírita; Mãe Renilda, das religiões de matriz africana: padre Cícero Salvador, da religião católica e o pastor Estevam Fernandes, representando a comunidade evangélica.

Cada um a seu modo, eles falaram de como é preciso respeitar todas as pessoas e crenças, combater a intolerância, repensar as condutas diante da vida. E deixaram uma mensagem comum: não é possível celebrar de forma verdadeira o fim de um ano se não se exercita, a todo tempo, o amor, a misericórdia e o perdão. 

As mensagens de fé e esperança foram intercaladas com louvores, conduzidos pelo cantor Augusto. Um coffee break encerrou a manhã.

Semana do Ministério Público

A programação da “Semana do MPPB”, idealizada pela Procuradoria-Geral de Justiça e organizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), começou na última sexta-feira (05/12), com o workshop “Pandora e Sistemas de Apoio à Investigação Criminal”, ministrado por integrantes do Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC) e do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB), no auditório das Promotorias de Justiça de João Pessoa.

Na tarde da terça-feira (9/12), foi realizado o seminário “Focco na Integridade”, promovido pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, que completou 20 anos de atuação no Estado.

Na quarta (10/12), o procurador de Justiça Militar e conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do CNMP, Jaime Miranda, apresentou o projeto “CSP presente”. O evento aconteceu no auditório da PGJ e reuniu membros da instituição e representantes de órgãos da segurança pública e do sistema prisional paraibanos.

Encontro Estadual

A programação da semana será encerrada nesta sexta-feira (12/12), com o “Encontro Estadual do MPPB”, a partir das 9h30 da manhã, no espaço Luzzco, no bairro Altiplano, em João Pessoa. O evento tem como objetivo comemorar o Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro) e fomentar reflexões sobre a importância da instituição para a defesa do Estado Democrático de Direito, o enfrentamento do crime organizado e da corrupção e sobre os desafios do futuro. 

Na ocasião, será ministrada a palestra “Desafios do Futuro”, pelo jornalista do programa Fantástico, da Rede Globo, Maurício Ferraz. Na sequência, haverá uma roda de conversa sobre o assunto com o palestrante, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, e o governador do Estado, João Azevedo. Para participar, os membros da instituição podem se inscrever no link:

https://cursos.mppb.mp.br/inscricao/78db659f-05c3-49f0-ad4e-aecc3e2267e0

Um coquetel e o show de Lucas Dantas e banda encerram a “Semana do MPPB”.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb