Acessibilidade  |      

Semana do MPPB é encerrada com evento que comemorou o Dia do Ministério Público

Vídeo sobre os 100 dias de gestão também foi exibido no encontro estadual

O Ministério Público da Paraíba encerrou, nesta sexta-feira (12/12), a Semana do MPPB, com um encontro estadual realizado no espaço Luzzco, no bairro Altiplano, em João Pessoa. Na ocasião, foi exibido um vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do MPPB sobre os 100 dias da gestão e ministrada uma palestra sobre os desafios do futuro. 

O evento contou com a presença de autoridades, membros, membras, servidores e servidoras da instituição. Estiveram presentes o governador João Azevedo; o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias; o desembargador Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, representando o Tribunal de Justiça; a defensora pública-geral Madalena Abrantes; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Elvira Samara; o secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes; e a ouvidora da Mulher da OAB-PB, Renatta Quintans.

O procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, iniciou a abertura do encontro salientando o objetivo de ser um ambiente pensado para provocar reflexão e inspiração. “A proposta desse evento é simples, mas profundamente significativa: olhar para o presente com a lucidez de quem já enxerga o futuro e reafirmar o papel do Ministério Público diante dos desafios que se desenham para a nossa Paraíba”, disse.

O PGJ reforçou ainda o compromisso do MPPB com o presente e os desafios do futuro, em um estado que experimenta crescimento acelerado. “O futuro da Paraíba exigirá planejamento urbano racional, equilíbrio entre o desenvolvimento e dignidade humana, proteção ambiental, consequente ordenação do território e a defesa de políticas públicas que não deixem ninguém para trás. Nosso papel não é o de barrar o movimento, mas de assegurar que ocorra com justiça, com segurança, com respeito às pessoas, com visão de longo prazo”, ressaltou.

Outro ponto destacado pelo procurador-geral foi o combate à criminalidade. Ele reafirmou o compromisso de seguir atuando de forma integrada com as forças de segurança do Estado. “O Ministério Público tem sido e vai seguir sendo protagonista dessa agenda, porque proteger vidas é parte indissociável da nossa missão constitucional”, reiterou.

Jornalismo investigativo 

O evento foi marcado pela palestra do jornalista do programa Fantástico da TV Globo, Maurício Ferraz, que falou sobre o trabalho de jornalismo investigativo que realiza. Ele ressaltou a responsabilidade do jornalismo na divulgação das notícias, indicando o alcance de um programa como o Fantástico, que atinge milhões de brasileiros. “Tem que investir em jornalismo profissional”, defendeu.

O jornalista também apresentou reportagens gravadas nos últimos anos, feitas a partir do trabalho de investigação empreendido pelo Ministério Público em diversos estados brasileiros. Ele ainda realçou a importância do trabalho de promotores e procuradores de Justiça no combate à criminalidade e à corrupção no Brasil.

Roda de Conversa

Na sequência, foi realizada uma roda de conversa com o palestrante, o procurador-geral de Justiça Leonardo Quintans e o governador do Estado, João Azevedo. 

O governador João Azevedo falou sobre a interação entre os poderes, órgãos de controle e forças de segurança buscando o melhor para a sociedade. Também citou números da segurança pública e sobre o crescimento que o Estado tem experimentado. 

O procurador-geral mais uma vez falou sobre a responsabilidade redobrada de todas as instituições, nesse momento de crescimento, com a proteção do meio ambiente, com a segurança pública e com o patrimônio, de forma que a Paraíba tenha um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. 

O jornalista Maurício Ferraz ressaltou a luta para que a justiça seja feita, para que as punições sejam efetivadas e as penas, cumpridas para que seja construído um país efetivamente mais justo para todos.

O evento foi encerrado com um coquetel e com o show de Lucas Dantas.

Semana do Ministério Público

A programação da “Semana do MPPB”, idealizada pela Procuradoria-Geral de Justiça e organizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), começou na última sexta-feira (05/12), com o workshop “Pandora e Sistemas de Apoio à Investigação Criminal”, ministrado por integrantes do Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC) e do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB), no auditório das Promotorias de Justiça de João Pessoa.

Na tarde da terça-feira (9/12), foi realizado o seminário “Focco na Integridade”, promovido pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, que completou 20 anos de atuação no Estado.

Na quarta (10/12), o procurador de Justiça Militar e conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do CNMP, Jaime Miranda, apresentou o projeto “CSP presente”. O evento aconteceu no auditório da PGJ e reuniu membros da instituição e representantes de órgãos da segurança pública e do sistema prisional paraibanos.

Na quinta-feira (11/12), a programação reuniu membros e servidores em uma celebração em Ação de Graças, às 9h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb