O procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, deu posse, na manhã desta sexta-feira (09/01), ao procurador de Justiça Alexandre César Fernandes Teixeira no cargo de 2º subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba.
O termo de posse foi lido pelo secretário-geral do Ministério Público, João Benjamim Delgado Neto. participaram da solenidade o corregedor-geral do MPPB, Francisco Antônio de Sarmento Vieira; o 1º subprocurador-geral, Luís Nicomedes de Figueiredo Neto; o subcorregedor, Aristóteles Santana; o procurador Glauberto Bezerra, os promotores Maria Edlígia Chaves, Amadeus Lopes, Rodrigo Nóbrega, Ana Maria França, Carlos Davi Lopes, Leidimar Bezerra, Alexandre Jorge Nóbrega, Eny Nóbrega Moura e Rogério Lucas; além de servidores do MPPB e familiares do empossado.
Referência
O procurador-geral destacou a experiência e a referência do empossado no movimento associativo do Ministério Público. “Alexandre foi um divisor de águas na história da Associação Paraibana do MP. Você sempre foi pra mim um norte, um exemplo de condutor do movimento associado. Sempre me espelhei em você, sempre me aconselhei com você, tive em você um modelo a ser seguido”.
O PGJ também falou sobre o ganho que o trabalho da gestão terá com o novo subprocurador. “Preciso de você não apenas como membro do MP competente e estudioso, mas também como amigo e colega que tem uma visão ampliada da instituição. É uma alegria profissional como procurador-geral, como membro do Ministério Público, saber que, com a sua chegada, vamos potencializar o nosso trabalho e as nossas ações. Você vai nos dar aquela tranquilidade de que podemos avançar e abrir outras frentes porque sempre teremos esse apoio real.Agradecer a Deus essa oportunidade de ter você conosco e dizer que esse momento prestigiado não só por colegas, mas por tantos servidores mostra como você é querido na nossa instituição. Muito obrigado por você estar conosco nessa missão”.
Trabalho
O novo 2º subprocurador-geral agradeceu pelo convite e falou da sua história com a instituição. “Aqui todos, sem exceção nenhuma, são meus amigos. Como amigos, eu tenho uma história praticamente individualizada com cada um. Quero aqui também parabenizar todos os servidores porque sem eles não conseguimos realizar um bom trabalho”..
Alexandre César Teixeira também se colocou à disposição para colaborar com o MPPB. “Estamos à disposição para trabalhar, colaborar, pesquisar, eu gosto de pesquisar Estou aqui pra servir e não é servir a nós mesmos, mas à sociedade porque tudo que fazemos aqui é refletido no sentido de que aquele mais carente receba o reconhecimento do seu direito. Então fico muito agradecido”, afirmou.
Predicados
O procurador Glauberto Bezerra realçou que a solenidade de posse é um ato de afirmação institucional através da qual o MPPB reconhece publicamente uma trajetória funcional construída com seriedade, coerência ética e compromisso permanente com a sociedade. “A ascensão ao cargo de subprocurador de justiça não representa o ponto de chegada, mas o reconhecimento de uma maturidade institucional que se formou ao longo dos anos de atuação com responsabilidade técnica e humanamente comprometida. O colega que hoje tomou posse sempre compreendeu que o Ministério Público não é espaço de improvisação ou protagonismo circunstancial. Sua atuação revela convicção de que o poder funcional é instrumento, não finalidade, e que a autoridade ministerial só se legitima quando exercida com prudência, independência e profundo respeito aos direitos humanos fundamentais”.
O corregedor-geral, Antônio Sarmento, reiterou as qualidades do empossado. “Alexandre é mesmo sinônimo de ética, de bom senso, de inteligência, de informação. Tem uma cultura jurídica muito grande que ele faz questão de aprimorar cada vez mais. E uma característica exemplar dele é que gosta de tudo isso que faz e de todos nós que integramos o Ministério Público. Então, parabéns a você por ter aceitado mais este desafio. Tenho certeza que você, como sempre, vai honrar a instituição e vai trabalhar para que o Ministério Público da Paraíba cresça e apareça cada vez mais”, declarou.
O secretário-geral relembrou sua trajetória pessoal com o empossado. “Tive o privilégio de ser por ele orientado na corregedoria. Alexandre foi o primeiro promotor corregedor que me orientou lá em Taperoá, enquanto o promotor substituto. Ele é essa pessoa que reúne tantos atributos e tantas qualidades, uma pessoa extremamente humana, acolhedora, atenciosa, de um preparo intelectual diferenciado. É um colega extremamente vocacionado e apaixonado pelo Ministério Público. Então eu fico muito feliz. Que Deus lhe abençoe. Tenho certeza de que vai ser uma gestão de muito sucesso”.
A promotora Ana Maria França falou em nome da Associação Paraibana do MP. “Falar aqui em nome da APMP é lembrar do movimento associativo. É lembrar que Alexandre foi o primeiro voto nessa instituição tão democrática. Quero falar do seu empenho em conhecer as nossas realidades. E mesmo fora do movimento associativo, você nunca se afastou de nós. Sempre foi um exemplo de promotor, de marido, de pai e de grande profissional que é, sempre disponível. Então nesse momento aqui de sua ascensão ao cargo de subprocurador eu gostaria de trazer essa palavra de que você representa a nós. Eu desejo muito sucesso, que seja realmente uma gestão proativa. Sei que você é muito capaz. Continue sendo essa pessoa iluminada”.
O promotor Amadeus Lopes também lembrou da história em comum com o novo subprocurador. “Tenho uma convivência de mais de 30 anos com Alexandre. Esse momento é extremamente importante para a história do Ministério Público, essa história que ajudamos a construir. Isso aqui é o simbolismo de que essa instituição não é só a formalidade, mas é um conjunto de sentimento que cada um de nós transportamos e trazemos até hoje. Quero parabenizar e desejar sucesso”.
O promotor Rogério Lucas, também colega de concurso do novo subprocurador-geral, salientou suas qualidades humanas. “Quero ressaltar aqui o lado humano de Alexandre. Ele se transformou numa liderança no Ministério Público não apenas pelo preparo intelectual mas principalmente, na minha ótica, o ser humano que ele é. Alexandre conquistou a todos por ser uma pessoa correta, ética e pelo seu preparo intelectual e jurídico. Por isso que ele foi essa liderança à frente da Associação do Ministério Público. Parabenizo o procurador-geral por tão honrosa escolha. Estou muito feliz com a ascensão do colega Alexandre e desejo muita boa sorte porque a sociedade estará muito melhor servida com a sua nomeação”.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB