O Ministério Público da Paraíba sediou, nesta quinta-feira (22/01), a primeira reunião da Comissão Interpoderes de 2026. Representantes dos poderes e instituições trataram de temas relevantes ao funcionamento dos órgãos e reforçaram a harmonia e o diálogo interinstitucional. Participaram da reunião o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho; o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, que representou o governador João Azevedo; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fred Coutinho; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino; a defensora pública geral, Maria Madalena Abrantes; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Nogueira; o 1º subprocurador-geral, Luís Nicomedes Figueiredo; e o 2º subprocurador-geral, Alexandre César Teixeira.
O procurador-geral Leonardo Quintans ressaltou a necessidade do diálogo constante. “Tivemos uma reunião muito importante. Os poderes e as instituições do estado precisam sempre dialogar. A Constituição determina que devemos atuar com a independência, mas de forma harmônica. E é isso que esses encontros permanentes interpoderes proporcionam. Hoje recebemos a todos no Ministério Público públicos e tivemos um diálogo profícuo e encaminhamentos importantes para cada instituição e para o Estado da Paraíba”.
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, fez uma avaliação positiva do encontro. “Tivemos mais uma reunião entre os poderes e instituições, que foi muito produtiva, onde cada poder colocou seus objetivos, sua compreensão enquanto poder e sua contribuição para que juntos possamos a cada dia construir não só um poder, mas uma Paraíba cada vez melhor e mais justa para todos”, comentou.
O presidente do TJPB, Fred Coutinho, também avaliou positivamente a reunião. “Foi uma reunião muito positiva, onde prevalece sempre a transparência, o bom debate e o respeito entre as instituições e os poderes. Estamos aqui muito alegres naquela casa que nos recebeu profissionalmente, que é o Ministério Público, onde podemos discutir as melhorias possíveis, doravante, juntamente com todos os poderes e as instituições. Então, é continuar a caminhada na construção de um futuro mais promissor para toda a Paraíba e as suas instituições”.
Já a defensora pública geral, Maria Madalena Abrantes, destacou a importância da interlocução institucional. “É importantíssimo esse diálogo entre as instituições. Antigamente, nas reuniões interpoderes, a Defensoria não participava porque era só com os poderes, mas agora todos os órgãos participam. E é importante estarmos todos juntos porque nós dialogamos, cada um conversa realmente as suas necessidades, que são atendidas pelo Executivo. Muito bom mesmo”.
O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, falou sobre a harmonia entre as instituições. “A reunião é fundamental porque demonstra a capacidade de diálogo de todos os poderes, em especial o Poder Executivo, o qual eu represento. Esse encontro mostra a harmonia dos poderes. Estamos juntos aqui em prol da sociedade, claro que sempre tem umas demandas orçamentárias e o nosso governador escuta e procura atender. Então estão de parabéns todos os poderes; parabéns ao Ministério Público que nos recebeu com tanto carinho. Vamos partir já para a próxima reunião com essa meta de manter a harmonia e tentar atender às demandas de todos os poderes”, concluiu.
Para o presidente do Tribunal de Contas, Fábio Nogueira, a Comissão Interpoderes é o espaço que promove a harmonia entre as instituições. "As reuniões da comissão são extremamente importantes na medida em que estimulam ou confirmam o entendimento harmônico existente na Paraíba entre órgãos e poderes, sempre trazendo à mesa assuntos relevantes de interesse da sociedade paraibana".
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB