O procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, empossou, na manhã desta sexta-feira (20/02), dois aprovados no último concurso público promovido pelo Ministério Público da Paraíba para o provimento de cargos de servidores. Foram empossados Paulo Alves Pereira Júnior, para o cargo de técnico ministerial com lotação na Promotoria de Justiça de Pedras de Fogo, e Rafael Hugo Vasconcelos, para o cargo de analista ministerial, com lotação na Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), onde atuará como desenvolvedor.
A solenidade de posse aconteceu no gabinete do PGJ, em João Pessoa. Participaram o secretário-geral do MPPB, João Benjamim Delgado Neto; o 1º subprocurador-geral de Justiça, Alexandre César Teixeira; o corregedor-geral Francisco Antônio Sarmento; o ouvidor José Guilherme Lemos; o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), João Geraldo Barbosa; a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França; os procuradores de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto e Vasti Cléa Lopes; os promotores de Justiça Leonardo Pereira (coordenador do Centro de Apoio Operacional em matéria da Saúde), Dulcerita Alves (coordenadora do CAO Mulheres), Carlos Davi (coordenador da Assessoria Técnica do PGJ) e Renan Donato; o presidente do Sindicato dos Servidores do MPPB, Aloysio Carneiro Júnior; servidores da instituição e familiares dos empossados.
O PGJ parabenizou e deu as boas-vindas aos novos servidores. “Sabemos da luta que é o concurso público nos dias de hoje e a caminhada que é chegar até aqui. Parabéns pela vitória! Vocês assumem hoje um cargo que é mais que um trabalho porque trabalhar no Ministério Público é abraçar uma missão de vida, que é defender os interesses da sociedade. Vocês vão trabalhar em locais que são os corações da instituição. Paulo vai para a Promotoria de Justiça, que é o primeiro coração da instituição, porque é lá que chega o fato social. Rafael, para a Ditec, o segundo coração, já que é o setor responsável por fazer com que as atividades do MP se desenvolvam com a maior presteza possível. Que Deus abençoe a caminhada de vocês. Sintam-se acolhidos. Estou à disposição para que possamos desenvolver esse belo trabalho em benefício da sociedade”, disse.
Os novos servidores também receberam as boas-vindas de membros, como a procuradora de Justiça Vasti Clea, o secretário-geral e o diretor do Ceaf, que aproveitou a ocasião para apresentar a eles o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. Todos deram os parabéns pela conquista, colocaram-se à disposição para ajudar no que for necessário e destacaram a importância da contribuição dos novos servidores para com o trabalho ministerial.
O presidente do Sindicato dos Servidores falou em nome da categoria. “Essa é mais uma solenidade importante para a instituição porque é a posse de novos colegas. O Ministério Público é uma casa democrática e um lugar muito bom de se trabalhar. Espero que tenham uma longa carreira na instituição e contem com o Sindicato e a Associação de Servidores”, disse Aloysio.
Empossados
Paulo, que é graduado em Direito, falou da expectativa em relação ao trabalho na Promotoria de Pedras de Fogo. “As expectativas são as melhores. Eu tenho um histórico de muito estudo para conseguir chegar até aqui, esperei ainda um tempo e finalmente é uma felicidade muito grande para mim estar aqui, hoje. O Ministério Público é uma instituição a que tenho grande apreço pela missão que tem, de salvaguardar a Constituição e defender os direitos difusos, coletivos, e dos mais vulneráveis. Desde a graduação, sempre tive essa admiração pela instituição e eu estou bem feliz”, disse.
Rafael, que é do Pará, falou da experiência em outras instituições e da expectativa em colaborar com o trabalho do MPPB. “A minha expectativa é muito grande devido ao fato de ter sido um caminho muito difícil para chegar até aqui. Antes de fazer a prova do concurso de 2023, já vinha uma caminhada longa de dois anos de estudos. Quando eu estava aqui em João Pessoa, surgiu a oportunidade de fazer esse concurso do Ministério Público, achei uma oportunidade incrível”, falou.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB