O procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, deu início, nesta segunda-feira (31/08), à série de ventos em comemoração ao seu primeiro ano de gestão com a inauguração da reforma da Promotoria de Justiça de Mamanguape. A revitalização modernizou a estrutura física da unidade e ampliou as condições de trabalho para membros e servidores e de atendimento à população dos municípios de Capim, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Mamanguape e Mataraca.
Com área de aproximadamente 470 metros quadrados, a Promotoria foi revitalizada no âmbito do Programa de Integridade, Liderança e Arquitetura de Resultados (Pilar) da Diretoria Administrativa. A intervenção envolveu os departamentos de Engenharia, Serviços Gerais e Material e Patrimônio, com projeto da Assessoria de Arquitetura. Entre as melhorias estão a recuperação das instalações elétrica, hidráulica e de rede estruturada; sistema de som e vídeo; recuperação da cobertura e correção de infiltrações; substituição do forro termoacústico; revisão de esquadrias e substituição de portas; revitalização da pavimentação externa; instalação de pisos táteis e sinalização de acessibilidade; além da recuperação de equipamentos e eletrodomésticos.
Também foram modernizadas a brinquedoteca e a recepção, com instalação de novos aparelhos de ar-condicionado. A unidade recebeu ainda nova identidade visual, com a aplicação do conceito “A Casa é Sua”, além de revitalização das áreas verdes e pintura geral interna e externa.
A mesa foi composta pelo procurador-geral, Leonardo Quintans; pelo corregedor-geral do MPPB, José Guilherme Lemos; pela presidente da Associação Paraibana do MP (APMP), promotora Adriana França; pelos promotores de Mamanguape, Ilcéia Neves e Ítalo Mácio Sousa; pelo prefeito de Mamanguape, Joaquim Fernandes; e pelo presidente da Câmara de Mamanguape, Neto Belino.
Estiveram presentes na solenidade os subprocuradores-gerais Carlos Romero Paulo Neto, Alexandre César Fernandes Teixeira e Glauberto Bezerra; o subcorregedor, Aristóteles Santana; os procuradores Antônio Hortencio Rocha, Sócrates Agra, Álvaro Gadelha, Vasti Clea Lopes e Francisco Lavor; os promotores Ana Maria França, João Benjamim Delgado, Amadeus Lopes, Bergson Formiga, Edimilson Campos, Leonardo Furtado, Rafael Garcia, José Leonardo Clementino, Ailton Nunes, Leidimar Bezerra, Arthur Magnus Dantas e Cláudia Cabral; a presidente da APMP, promotora Adriana França; servidores do MPPB e autoridades dos municípios que fazem parte da promotoria.
Destaques
Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, destacou que a revitalização representa mais do que uma melhoria física, reforçando a proximidade do Ministério Público com a sociedade. “Uma reforma como essa traz conforto para os da casa, para membros e servidores, e para os que frequentam a casa. O verdadeiro acolhimento não se dá apenas com pedra em cal mas também com coração, com a alma, e principalmente com o nosso trabalho. No Ministério Público, a casa é de toda a comunidade”.
O promotor de Justiça Ítalo Mácio de Oliveira Sousa também destacou a importância da nova estrutura para o atendimento ao cidadão. “Nós temos que estar com a casa organizada porque é muito importante dar essa demonstração à sociedade de que estamos prontos e preparados para bem recepcionar o alvo, o motivo da nossa existência, que é a população”.
O diretor administrativo do MPPB, Vinícius Cesário, classificou a intervenção como uma revitalização e destacou os investimentos realizados pela atual gestão na estrutura administrativa da instituição. Segundo ele, as ações incluem não apenas pintura, mas a substituição e recuperação de equipamentos, adequações de acessibilidade, melhoria da sinalização e modernização dos espaços. “A gente dá novos ares à Promotoria”, afirmou Vinícius, ressaltando que o investimento na área-meio é fundamental para garantir aos membros as condições necessárias para o desenvolvimento adequado da atividade ministerial.
O corregedor-geral do MPPB, José Guilherme Lemos, também destacou os reflexos positivos da revitalização para o trabalho institucional. Segundo ele, uma sede estruturada proporciona melhores condições para o exercício da atividade ministerial e contribui para que a população se sinta mais acolhida ao procurar o Ministério Público.
A presidente da APMP, promotora de Justiça Adriana França, parabenizou a gestão pela iniciativa e ressaltou que a intervenção representa respeito aos membros, servidores e, sobretudo, ao cidadão. Para ela, a modernização da infraestrutura, as adequações de acessibilidade e a atualização tecnológica são medidas essenciais para humanizar o ambiente de trabalho e melhorar a prestação do serviço público. “Parabéns por todo o seu trabalho que você vem fazendo com excelência. E eu reafirmo aqui o compromisso de andar ao seu lado e de mãos atadas para que a gente possa construir uma instituição mais forte renovado e respeitado”.
O prefeito de Mamanguape, Joaquim Fernandes, destacou a importância da reforma para o município e para a região do Vale do Mamanguape. Ele também ressaltou a aproximação entre o Ministério Público e as administrações públicas, afirmando que a instituição pode atuar como parceira na melhoria das práticas da gestão pública.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB
Atendimento nas Promotorias: 7 às 13h
Ouvidoria
Telefone: (83) 2107-6150
WhatsApp: (83) 99181-7355
E-mail: ouvidoria@mppb.mp.br
Atendimento presencial: das 7h às 14h (segunda a quinta-feira) e das 7h às 13h (sexta-feira), na Rua Rodrigues de Aquino, s/n, sala 4, térreo - Centro de João Pessoa-PB.