A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), começou nesta segunda-feira (26) a desenvolver o novo funcionamento do MP Virtual da instituição para possibilitar as solicitações de perícias e laudos técnicos a serem efetivadas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A determinação foi dada à Ditec após uma reunião técnica entre o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, e o secretário-geral do MPPB, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, anunciando que, até esta quinta-feira (29), a Secretaria Geral estará apta a receber os requerimentos dos promotores de Justiça solicitando laudos e perícias.
Esse fluxo de procedimentos no MP Virtual é resultado do acordo de cooperação técnico-científico celebrado entre o Ministério Público da Paraíba e a UEPB, na manhã da última sexta-feira (23), em Campina Grande, com a finalidade de instrução de processos judiciais e de procedimentos extrajudiciais (inquéritos civis públicos e procedimentos preparatórios). “Esse fluxo por meio virtual vai garantir eficiência e tempestividade no intercâmbio de solicitações e informações entre os promotores de Justiça e as instituições científicas conveniadas”, destaca o secretário-geral.
Conforme o secretário-geral Carlos Romero, esse modelo de cooperação técnica, em breve, também será ampliado e novas parcerias serão feitas com outras instituições públicas e privadas de ensino superior no estado da Paraíba. Na prática, o acordo entre o MPPB e a UEPB tem por finalidade estabelecer e regulamentar a parceria no que diz respeito à cooperação técnica e científica no desenvolvimento de trabalhos de interesse comum, objetivando a realização de perícias; estudos ou assessoramento técnico; projetos de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico; serviços tecnológicos e apoio científico; e programas de capacitação de pessoal, como aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação.
O fluxo de procedimentos administrativos virtuais para a solicitação de perícias e laudos técnicos foi definido pela própria Secretaria Geral (Seger). E funcionará da seguinte maneira: o promotor fará a solicitação por meio do MP Virtual. A Secretaria Geral encaminhará o pedido ao Centro de Apoio Operacional (Caop) específico para a análise sobre a pertinência da demanda. Com a informação do Caop, a Seger remeterá a solicitação às universidades conveniadas visando a realização das perícias e ao fornecimento do laudo. O procedimento prevê ainda a complementação de informações e o gerenciamento de demandas de aquisição de insumos necessários à realização das perícias.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB