A Secretaria-Geral do Ministério Público da Paraíba recebeu as duas primeiras solicitações feitas por promotores de Justiça de estudos técnico-científicos referentes ao acordo de cooperação técnica firmada entre o MPPB e a Universidade Estadual da Paraíba. O secretário-geral Carlos Romero Lauria Paulo Neto enfatizou que a funcionalidade do MP Virtual para realizar as solicitações de laudos e perícias já está em plena operação.
Carlos Romero informou ainda que o Ato do PGJ 025/2014 que regulamenta o gerenciamento das solicitações de perícias e demais trabalhos técnicos ou científicos, contemplados
por cooperações técnico-científicas celebradas entre Instituições de Ensino Superior e o Ministério Público da Paraíba foi publicado no Diário Oficial Eletrônico dessa quinta-feira (12). Também já está disponível a cartilha com orientações sobre o uso do MP Virtual para a solicitação de laudos e perícias (Confira aqui o Ato PGJ 25/2014 e a Cartilha).
Solicitações
De acordo com o secretário-geral, o primeiro pedido foi feito pelo promotor de Justiça de Guarabira, Abraão Falcão de Carvalho. Ele solicitou um estudo técnico para constatar se a água utilizada para abastecimento de Guarabira tem as condições ideais de potabilidade, conforme critérios da Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde. Segundo o pedido, existem suspeitas de anormalidades na água, em especial a presença de metais pesados que podem causar danos à população. O secretário-geral informou que o pedido iniciou a tramitação visando à realização do estudo técnico.
A segunda solicitação foi feita pela promotora de Justiça de Bayeux, Maria Edlígia Chaves Leite. Ela pede um estudo técnico sobre a licença ambiental concedida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para construção do condomínio Alphaville Paraíba, na BR 230, em Bayeux. O objetivo é analisar os possíveis impactos ambientais no conjunto de Marés e adjacências com possíveis efeitos no abastecimento de água da grande João Pessoa. A solicitação já foi despachada para o Caop do Meio Ambiente para posterior encaminhamento à UEPB.
Fluxo
Conforme o fluxo estabelecido pela Secretaria-Geral, o promotor fará a solicitação por meio do MP Virtual. A Secretaria-Geral encaminhará o pedido ao Centro de Apoio Operacional (Caop) específico para análise sobre a pertinência da demanda. Com a informação do Caop, a Seger remeterá a solicitação às universidades conveniadas visando à realização das perícias e ao fornecimento do laudo. O procedimento prevê ainda a complementação de informações e o gerenciamento de demandas de aquisição de insumos necessários à realização das perícias.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB