Integrantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizaram na tarde desta terça-feira (8) a segunda reunião de trabalho para tratar da ampliação das audiências de custódia para todo o estado e da sincronia dos plantões de promotores de Justiça e juízes.
A reunião com o presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, contou com a participação do secretário-geral do MPPB, João Arlindo Corrêa Neto; da subcorregedora-geral Marilene de Lima Campos de Carvalho; do promotor de Justiça José Guilherme Soares Lemos, coordenador da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp); e do presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), promotor de Justiça Francisco Bergson Gomes Formiga Barros.
“Nossa intenção é o de sincronizar os plantões das duas instituições e preparar os promotores de Justiça e juízes para as audiências de custódia, principalmente no interior do estado”, disse o secretário João Arlindo, ressaltando: “Em princípio, vamos trabalhar Campina Grande nos moldes de João de Pessoa em relação às audiências de custódia e vamos otimizar os plantões. Para isso foi criada uma comissão para estudar os assuntos”. A próxima reunião está marcada para o dia 21 de março, às 14h30, na sala da Corregedoria Geral de Justiça.
O projeto 'Audiência de Custódia', instalado em agosto do ano passado, pelo Judiciário, é uma iniciativa da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele visa garantir direitos às pessoas presas em flagrante. Na prática, a autoridade policial deve providenciar a apresentação da pessoa detida até 24 horas após a prisão ao juiz plantonista da 'Audiência de Custódia', que examina a legalidade do encarceramento, eventual ocorrência de tortura e decide sobre a manutenção ou não da prisão. Também há plantões de membros do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB