Acessibilidade  |      

MP fiscaliza Comando Regional da PM de Campina Grande

O promotor de Justiça Marcus Leite, membro do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) do Ministério Público da Paraíba inspecionou, na última terça-feira, 10, a unidade do Comando Regional da Polícia Militar de Campina Grande, denominado CPR-1, para conhecer e avaliar suas instalações e seu efetivo, sobretudo, a estrutura e a funcionalidade do Centro Integrado de Operação Policial (CIOP), setor encarregado de receber a comunicação externa que chega à corporação.

 

 

Em que pese as melhorias nas instalações físicas que vêm sendo feitas pelo coronel Marcos Cerqueira, o órgão ainda carece de pessoal e de tecnologia avançada. São apenas quatro atendentes para monitorar toda a área jurisdicionada pelo CPR-1, que engloba Campina Grande, Lagoa Seca, Boa Vista e Massaranduba. E isto incluindo dois operadores do Corpo de Bombeiros, que atendem apenas as ocorrências inerentes às atribuições dessa unidade de busca e salvamento.

 

Pelo levantamento feito pelo promotor Marcus Leite, as viaturas não possuem GPS, o que impede ao CIOP a obtenção da precisa localização dos policiais acionados para uma ocorrência. Outra anomalia constatada foi a de que o prédio é dividido para abrigar, também, o 10º Batalhão da PM, o qual deveria ser sediado na cidade de Esperança, para melhor atender toda aquela região.

 

Marcus Leite constatou que o CPR-1 conta com um efetivo de aproximadamente 700 policiais, número este que, segundo ele, é insuficiente para sua área de atuação. “Com dois policiais apenas para o atendimento do CIOP, fica comprovado o porquê do congestionamento das ligações para o 190 quando o cidadão necessita. A presença do 10º Batalhão dentro de Campina Grande é outro absurdo. Se tiver uma ocorrência defronte ao prédio eles não podem, sequer, fazer uma averiguação, simplesmente por não serem destacados em Campina Grande. Isso precisa urgentemente ser corrigido”, avaliou aquele promotor de Justiça.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb