Acessibilidade  |      

Ncap realiza audiência sobre as delegacias de Santa Rita

O Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) realizou, na manhã da última quinta-feira (10), uma audiência com órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba, com finalidade de resolver os problemas que atingem as 6ª e 14ª Delegacias Distritais, localizadas no município de Santa Rita.

 

A audiência contou com a presença do 6º Promotor de Justiça de Santa Rita, Eny Nóbrega de Moura Filho; do delegado geral de Polícia Civil, Carlos Alberto Ferreira; do delegado geral adjunto da Polícia Civil, Isaias José Dantas Gualberto; do superintendente de Polícia Civil da Região Metropolitana, Vagner de Paiva Gusmão Dorta; do delegado de Polícia Civil responsável pela 5ª Delegacia Seccional, situada em Santa Rita, Everaldo Barbosa de Medeiros Filho; da delegada de Polícia Civil titular da 6ª Delegacia de Polícia Civil, Maria Solidade de Sousa e do delegado de Polícia respondendo interinamente pela Corregedoria de Polícia Civil da Paraíba, Gilson Fernandes de Brito.

 

De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do Ncap, Ana Maria Ferraz, em abril deste ano foi instaurado procedimento administrativo para apuração das irregularidades apontadas pelos Promotores de Justiça daquela comarca. Vários expedientes foram encaminhados ao Ncap devido o atraso nas remessas de inquéritos, na falta de resolutividade, e no constantes pedidos de prorrogação de prazo para conclusões das investigações.

 

Após exposição em mesa sobre as dificuldades encontradas ficou acordado uma série de medidas, entre elas, que a delegada geral de Polícia Civil, no prazo de vinte dias, terá que organizar um grupo de trabalho, composto por delegados, agentes e escrivão para atuar nos inquéritos policiais baixados na 6ª e na 14ª Delegacias de Polícia.


Ana Maria explicou ainda que este grupo realizará a triagem dos procedimentos policiais com linhas de investigação a seguir, realizando as diligências essenciais que podem conduzir a elucidação dos casos.

 

“Os procedimentos policiais cujas linhas de investigação tenham sido esgotadas sem nenhuma norteamento para desvendar a autoria dos crimes, serão relatados no estado em que se encontram, a fim de serem apreciados pelos Promotores de Justiça da Comarca, que analisarão se ainda pretendem a realização de diligência específica ou se haverá o arquivamento”, finalizou a promotora.

 

Ao final de 90 dias, o Ncap realizará uma inspeção extraordinária nas 14º e 6º Delegacias de Polícia Distrital a fim de avaliar a regularidade do serviço.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb