Projetos estratégicos serão elaborados a partir de diagnósticos e implementados de forma regional
Os próximos projetos estratégicos do Ministério Público da Paraíba (MPPB) deverão ser elaborados de acordo com necessidades de cada região do estado e a partir de diagnósticos que serão realizados pelos Centros de Apoio Operacionais (CAOs), para cada temática. Essa foi uma das deliberações definidas na tarde desta quinta-feira (3), na terceira reunião promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPPB com as coordenações dos CAOs para definir diretrizes que vão nortear o próximo ciclo de projetos estratégicos 2018-2019. Também ficou definido que os gestores dos projetos serão, preferencialmente, os coordenadores dos CAOs.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, o promotor de Justiça Rodrigo Pires de Sá, essa nova dinâmica vai possibilitar, ao final dos trabalhos, medir de forma mais eficiente o impacto social dos projetos estratégicos nos municípios em que forem implementados. “A ideia é mudar a forma de trabalhar a estratégia, partindo-se de um diagnóstico prévio do problema que se quer atacar”, explicou.
A reunião foi coordenada pelo secretário de Planejamento e contou com a participação da equipe de servidoras da Seplag: Arlinda Maria Pimentel, Inez Cândido Leite, Isabel Cristina Oliveira e Raísa Melo. Participaram da reunião os promotores Elaine Alencar (coordenadora dos CAOs Civel e da Família e Cidadania), Alley Escorel (da Criança e Adolescente e da Educação), Leonardo Quintans (do Patrimônio Público, Fazenda e Terceiro Setor) e Raniere Dantas (Saúde, Meio Ambiente e Consumidor).
Na ocasião, foi apresentado o censo realizado pela equipe da Seplag junto a 26 Ministérios Públicos Estaduais sobre o planejamento estratégico implementado nessas unidades. Dos 26 MPs consultados, 24 responderam às questões apresentadas pela Seplag que versaram sobre a realização de projetos estratégicos, a aferição de indicadores e metas, a periodicidade dos projetos e o estímulo e receptividade dos membros em relação às iniciativas, por exemplo. “Pudemos concluir que o cenário nacional não é distinto do nosso”, disse Rodrigo.
Próxima reunião
A próxima reunião da Seplag com as coordenações dos Centros de Apoio Operacional será no dia 17, às 14h30. Na ocasião, os coordenadores dos CAOs deverão informar os diagnósticos prévios dos problemas enfrentados em cada região e os respectivos temas que serão contemplados nos próximos projetos estratégicos para o período 2018-2019.