CNMP realiza capacitação sobre planejamento estratégico para integrantes do MPPB
Membros e servidores do Ministério Público da Paraíba participaram, nestas terça e quarta-feira (20 e 21), de um curso de capacitação em Planejamento Estratégico, ministrado pela promotora de Justiça, Ana Lara Camargo de Castro, membro auxiliar da Comissão do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), e pelo assessor técnico do mesmo órgão, Rogério Carneiro Paes.
O evento foi aberto na terça-feira, pelo secretário de Planejamento e Gestão do MPPB, o promotor de Justiça Rodrigo Pires de Sá. Participaram membros e servidores da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), dos Centros de Apoio Operacional Temáticos (Caops) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
O secretário de Planejamento e Gestão explicou que essa é uma iniciativa do CNMP que disponibiliza capacitação para as unidades e ramos do Ministério Público para auxiliá-los em diversas áreas do planejamento estratégico. Ele disse ainda que objetivo foi despertar o tema dentro da instituição. “Esse assunto que está adormecido e precisamos resgatar a ideia de que é planejando que atingimos nossos objetivos”.
Rodrigo Pires destacou ainda a importância de ter o Conselho Nacional do Ministério Público no MPPB. “O CNMP, pela CPE, conhece o planejamento de todas as unidades e ramos da instituição e isso é importante. Traz a experiencia exitosa dessas outras unidades aqui pra gente. Evidentemente o CNMP tem o planejamento estratégico nacional e essa vinda deles nos faz conhecer esse planejamento de forma que o nosso se alinhe com o que pensa em nível nacional do Ministério Público. Afinal, essa é uma atribuição do CNMP, dar unidade e integração aos ramos da instituição”, comentou o secretário.
Curso
De acordo com o secretário, o curso teve dois momentos. No primeiro, a promotora Ana Lara fez um histórico do Planejamento Estratégico Nacional e deu noções gerais das atribuições da CPE e o que o CNMP tem à disposição das unidades e ramos do MP para facilitar o desenvolvimento dos planejamentos locais.
O segundo momento consistiu na parte técnica do curso e foi ministrado pelo assessor Rogério Carneiro Paes. “Ele nos deu noções dos métodos mais modernos de estruturar projetos, de que forma se portar dentro da realidade, propondo e instigando a inovação dentro do planejamento estratégico do MP. Tivemos dinâmicas mostrando que não é um único promotor ou servidor que vai mudar realidade, o importante é que o grupo todo caminhe no mesmo sentido”, concluiu.