Audiências no MPVirtual: manuais padronizam processos de trabalho no MPPB
Desde o início do ano, o Ministério Público da Paraíba tem implementado mudanças na rotina laboral dos seus integrantes, principalmente, devido a novas ferramentas tecnológicas adotadas pela instituição. Para facilitar a adaptação, a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Planejamento e Gestão estão disponibilizando manuais de operações. Os últimos foram voltados para a realização de videoconferências pela plataforma Meet (Acesse AQUI) sobre a padronização de rotinas nas promotorias de Justiça (Acesse o manual e as instruções operacionais padrões - IOPs).
Sobre o Manual de Padronização de Rotinas das Promotorias de Justiça, a secretária de Planejamento e Gestão (Seplag), Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos, explicou que ele passou por uma atualização, adequando-se às mudanças no modo de trabalho, que passou a utilizar mais recursos tecnológicos, desde o início da pandemia de covid-19, que restringiu as atividades presenciais. “Padronizar ações internas impacta diretamente na qualidade do serviço prestado pela instituição à sociedade, considerando monitoramento de índices de eficiência relacionados ao tempo e à qualidade. O manual descreve detalhadamente processos de trabalho que são executados pelas secretarias das promotorias, denominados de IOPs”, explicou.
Novas funcionalidades
Uma das mudanças mais significativas na rotina do Ministério Público está relacionada aos eventos online, a exemplo das audiências. O MPPB passou a utilizar os recursos da plataforma Google Meet, que possibilita agendar e criar salas de audiências/reuniões, bem como a gravação e o compartilhamento em processos do MPVirtual, utilizando outras ferramentas do Google, como o Drive e Agenda.
“O tutorial do Meet também uniformiza procedimentos no MPvirtual. Essa funcionalidade é importantíssima e demandada há algum tempo, principalmente, pela Corregedoria, para que pudéssemos anexar arquivos de outros formatos (como vídeos) aos processos. Também estamos fazendo uma série de treinamentos sobre as ferramentas do Google (Workspace, Drive e Google Classroom). Os recursos compartilhados melhoram a produtividade de membros e servidores”, apontou o diretor da Ditec, George Freire.