Atualização do MPVirtual: sistema terá travas para melhorar qualidade de dados
O MPVirtual, sistema de processos do Ministério Público da Paraíba, começa a operar neste ano de 2022 com uma nova atualização. O upgrade traz, pelo menos, cinco novas funcionalidades, entre elas a reestruturação da árvore de classificação dos procedimentos, com travas que levará o usuário a especificar melhor os assuntos relacionados. Assim, o banco de dados da instituição poderá gerar informações ainda mais qualificadas sobre a atuação do MPPB nas várias áreas.
A atualização foi definida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e executada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec). De acordo com a secretária da Ditec, Cristiana Vasconcellos, além de aprimorar o banco de dados da instituição, esse trabalho é essencial para aprimorar a padronização de tarefas, organizar melhor os documentos eletrônicos e melhorar a experiência dos usuários, de uma forma geral.
“Durante os encontros do planejamento estratégico, um dos pontos mais recorrentes foi a necessidade de obter dados mais fiéis sobre os procedimentos e processos da instituição. Antes, o sistema ficava aberto. Agora, o usuário será direcionado de forma a especificar melhor o assunto do procedimento. Dessa forma, teremos mais condições de medir nossas ações e verificar o alcance social delas”, explicou a promotora de Justiça.
As cinco mudanças estão relacionadas a criação de uma pasta eletrônica de documentos avulsos, que possibilitará a consulta de documentos desvinculados dos procedimentos; reestruturação da taxonomia, permitindo a escolha assertiva de movimentos e tipos de documentos; registro de mais de um assunto a partir das minutas; possibilidade de seleção da delegacia na instauração do inquérito policial e conversão de procedimento preparatório em inquérito civil, com a atualização do processo de trabalho de acordo com a Resolução CPJ 04/2013.
De acordo com a Seplag, haverá um link na tela de login do MPVirtual que levará a um documento que detalha as atualizações. O sistema ficará fora do ar no início da manhã para os ajustes.