Inteligência Artificial: MPPB realiza quase 12 mil atendimentos virtuais, em 2022
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, entre janeiro e dezembro do ano passado, 11.818 atendimentos, por meio de Inteligência Artificial (IA). Implementado há pouco mais de um ano (dezembro de 2021) para facilitar o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pela instituição, o assistente virtual ‘Antenor’ recebeu 97,3% das demandas dos cidadãos pelo web chat disponível no site www.mppb.mp.br.
Segundo a secretária de planejamento e gestão do MPPB, a promotora de Justiça Cristiana Vasconcellos, também foram registrados 292 acessos de usuários à ferramenta tecnológica pelo WhatsApp (83 2107-6000) e 28 demandas pelo Messenger/Facebook (@mppboficial).
Para ela, esses novos canais refletem a modernização por que passa a comunicação do MPPB. “Em pesquisa dirigida aos públicos interno e externo, apontou-se a necessidade de melhoria da comunicação do MPPB. Tal dado fortaleceu a iniciativa de introdução de IA como canal de acesso à informação. Os números de acesso confirmam a ampliação do alcance social desejado", disse.
O assistente virtual do MPPB foi idealizado pelo Núcleo de Inovação (setor vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão - Seplag -, responsável por estudar, apontar e criar soluções tecnológicas dentro da instituição). A ferramenta é gerida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) e teve seu fluxo conversacional elaborado pelo setor de Assessoria de Imprensa do MPPB.
Acesso
Ao acessar um dos canais com atendimento virtual, o usuário é recepcionado por Antenor, o assistente virtual do MPPB, cujo nome foi escolhido por servidores e membros em um concurso interno promovido pela Seplag. O nome faz alusão a estar antenado, informado.
Após questionar o cidadão sobre o que deseja da instituição, Antenor passa a auxiliá-lo em relação às opções de atendimento, que vão desde consulta a processos, registro de demandas e comunicação de desaparecimento de pessoas ao acesso a informações e ao contato direto com a Promotoria de Justiça que atua em cada município do Estado.
O assistente virtual também auxilia o cidadão a ter acesso ao Protocolo Eletrônico, ao Diário Oficial Eletrônico, a informações sobre licitações e ao Portal da Transparência do MPPB, disponíveis na aba “outros serviços”.