Acessibilidade  |      

Projeto do MPPB resulta em aumento de 270% na cobertura vacinal contra o HPV

Projeto "Proteja esse Colo" foi apresentado aos promotores da 4ª microrregião, em Patos

Os promotores de Justiça da 4ª microrregião, polarizada pelo município de Patos, conheceram, nesta quinta-feira (25/05), o projeto estratégico “Proteja Esse Colo”, que visa aumentar a prevenção ao câncer de colo de útero e será implementado nos municípios da região no 2º ciclo do planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba. Conforme resultados preliminares, no 1º ciclo, o projeto registrou um aumento de 270% na cobertura vacinal contra o HPV em 33 municípios da região de Campina Grande, nos quais foi implementado  Os dados mostram que, em março de 2022, haviam sido registradas 132 aplicações de vacina; já em março de 2023 esse número deu um salto para 490 aplicações. 

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, abriu o encontro regional ocorrido no auditório da Promotoria de Justiça de Patos. Ele recapitulou a mudança na dinâmica dos projetos estratégicos, que eram mais longos e implementados no estado inteiro ao mesmo tempo e passaram a ser mais curtos, com execução de seis meses, e implementados em ciclos, um em cada microrregião por vez. 

O PGJ também falou sobre o lançamento do BI de atuação finalística, destacando a importância dos dados. “Quando falamos em profissionalizar, em tomar a decisão certa, precisamos observar os dados, conhecer o problema através de dados quantificáveis para, posteriormente, observarmos a mudança naquele problema. Essa nova ferramenta vai possibilitar ao membro, no seu dia a dia, os dados sobre sua atuação”. 

Além dos promotores que atuam na região de Sousa, participaram do encontro a subcorregedora-geral, Marilene Carvalho; o ouvidor Aristóteles Ferreira de Santana; e os procuradores de Justiça, João Geraldo Carneiro Barbosa e Sônia Maia. Ainda acompanharam o evento, o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Leonardo Quintans; o coordenador da Assessoria Técnica, Alexandre César Fernandes; a promotora corregedora, Ana Caroline Almeida Moreira; e o promotor de Justiça, Amadeus Lopes.

O diretor de planejamento, Marcos Vinícius Cesário, falou sobre inovação tecnológica no setor público e que os incrementos que vêm sendo realizados no MPVirtual para possibilitar dados com mais qualidade sobre a instituição. Já a secretária de Planejamento e Gestão, promotora Cristiana Vasconcelos, apresentou o BI da atuação finalística, apontando todas as potencialidades de filtros e cenários que ele possibilita aos membros do MPPB.

 

Projeto

A gestora do “Proteja esse colo”, promotora de Justiça Fabiana Lobo, explicou que o projeto tem dois eixos. O primeiro é a fiscalização e a adoção de medidas para o aumento do número de exames citológicos na atenção primária dos municípios e o segundo é o aumento da cobertura vacinal contra o HPV. A promotora explicou que ainda não foi possível aferir os números dos exames citológicos porque os municípios ainda estão no prazo de inserir os dados no sistema.

A promotora explicou ainda o passo a passo que deve ser seguido pelos promotores no sentido de cobrar dos gestores a realização e qualificação dos exames citológicos de prevenção ao colo de útero, que, segundo levantamento feito pelo CAO junto à Secretaria de Estado da Saúde tem baixa cobertura e coleta inadequada, além das medidas para aumentar a cobertura vacinal contra o papilomavírus humano (HPV) entre o público-alvo.




CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */