Hórus: Seplag apresenta sistema que informatiza planos de atuação da área-fim
Ferramenta auxilia promotores de Justiça a definir metas e montar ações para serem cumpridas no prazo de um ano
A Secretaria de Planejamento e Gestão do Ministério Público da Paraíba (Seplag/MPPB) apresentou, nesta terça-feira (15/10), uma ferramenta que informatiza o plano de atuação dos promotores de Justiça, auxiliando na tomada de decisão para ataque de problemas sociais, com base em dados e indicadores. A ferramenta faz parte do “Sistema Hórus MPPB” e foi apresentada aos membros da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral, a procuradores de Justiça, a coordenadores dos centros de apoio operacional (CAO), a assessores e servidores ligados a esses órgãos.
Após conferir as funcionalidades da ferramenta, o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, parabenizou a Seplag, a Ditec e aos seus colaboradores pela iniciativa e pela apresentação. “Parabenizo o trabalho da equipe por mais uma ferramenta de gestão, porque sem planejamento não conseguimos realizar nossas ações da forma mais adequada, com objetivos claros e com resultados almejados. Sem dúvida, seu uso vai melhorar o nosso trabalho e teremos mais eficiência na prestação do nosso serviço à população”, avaliou.
Contribuições do grupo
Além do PGJ, assistiram à apresentação e deram contribuições ao evento, a 1ª e o 2º subprocuradores de Justiça, Vasti Clea Marinho da Costa Lopes e Francisco de Paula Ferreira Lavor; o subcorregedor, Aristóteles de Santana Ferreira; os procuradores, Francisco Glauberto Bezerra e José Farias de Souza Filho; os promotores corregedores (Ana Caroline Almeida Moreira, Carlos Romero Lauria Paulo Neto e Eny Nóbrega de Moura Filho), coordenadores dos CAO (Danielle Lucena da Costa Rocha, Ricardo Alex Almeida Lins e Carlos Davi Lopes) e secretário-geral (Rodrigo Marques da Nóbrega); o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Leonardo Quintans Coutinho; além de servidores desses órgãos. Servidores da Ditec, que desenvolveu a ferramenta, também acompanharam o evento.
Seplag explica ferramenta
A ferramenta foi apresentada pela secretária de Planejamento e Gestão, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos, e pelo diretor de Planejamento, Vinícius Cesário. “A partir do Sistema Hórus, que já está no ar, qualquer um pode fazer o seu plano de atuação. Antes, dispunhámos apenas de um modelo físico que os promotores poderiam utilizar como parâmetro. Agora, esse modelo foi automatizado e oferece, inclusive, sugestões de assuntos prioritários com base em um banco de dados, tudo para facilitar ainda mais a atividade finalística. É uma ferramenta importantíssima para a nossa instituição, que traz um nível de organização por meio de que seja possível medir a resolutividade de cada promotor de Justiça. Representa a concretização de um sonho - mensurar as nossas ações, o que de fato foi modificado a partir da nossa atuação”, explicou Cristiana.
Vinícius Cesário falou de como a ferramenta foi construída, mostrando suas funcionalidades e gerando em tempo real um plano de atuação, a partir dos dados e das sugestões – inclusive relacionadas a prioridades de ação – apresentadas pelo Sistema Hórus. O diretor de Planejamento explicou que o sistema visa auxiliar na tomada de decisão, oferecendo sugestões a partir de dados, mas permite, ao mesmo tempo, que eles sejam questionados, adaptados, permitindo a entrega de produtos inteligentes, como uma boa prática ou um projeto. A ferramenta também permite o compartilhamento dos planos entre os membros, incentivando a adoção de soluções que se mostraram positivas em determinadas situações.
Capacitação
A partir do próximo dia 23, a Seplag vai iniciar uma série de capacitações por todo o Estado para incentivar o uso da ferramenta. Esse contato com os promotores de Justiça objetiva a resolução de possíveis dúvidas e a criação dos planos de atuação, que são feitos observando metas e ações a serem cumpridas no período de um ano.