Seplag realiza mais uma série de workshops sobre o sistema Hórus
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, entre os dias 12 e 18 deste mês, mais uma série de workshops sobre o Sistema Hórus. Neste bloco, as capacitações abrangeram promotores de Justiça e servidores que atuam nas promotorias de Mamanguape, Rio Tinto, Jacaraú, Bananeiras, Areia, Alagoa Grande, Solânea, Itabaiana, Conde, Caaporã, Pedras de Fogo, Itaporanga, Piancó, Água Branca, Conceição e Princesa Isabel. O próximo evento será no dia 27, na Promotoria de Sapé.
Segundo a secretária da Seplag, promotora de Justiça, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos, o objetivo foi apresentar a nova ferramenta que informatiza o plano de atuação do Ministério Público a ser executado pelos órgãos finalísticos no período de um ano.
Entre os participantes desses workshops estiveram os promotores de Justiça: Henrique Cândido, Stoessel Wanderley, Airles Kátia Rameh, Eduardo Luiz Campos, João Benjamim Delgado Neto, Ana Carolina Coutinho, Jaine Aretakis Didier, Renato Leite, Ernani Rezende e Charles Duanne Oliveira e Ellen Cristina Veras.
Importância
O promotor Eduardo Luiz Campos destacou a importância da capacitação e da ferramenta. “A capacitação foi essencial para entendermos o funcionamento do novo sistema, que já pode ser acessado pelos membros. A ferramenta é muito importante, pois permite que trabalhemos com base em dados sociais reais, o que permitirá a identificação das demandas mais urgentes e necessárias nos municípios abrangidos pela Promotoria de Justiça, viabilizando uma maior aproximação do Ministério Público com a sociedade. Ademais, a ferramenta será utilizada para criar um planejamento do órgão ministerial, com o estabelecimento inclusive de cronograma para atendimento dessas demandas. Dessa maneira, o novo sistema, juntamente com outras ferramentas, como o "Padin", irá auxiliar o membro a identificar os problemas sociais mais urgentes e planejar suas ações em determinado período para resolver ou ao menos minimizar tais problemas”, afirmou.
O promotor João Benjamim Delgado falou sobre o resultado que o uso da nova ferramenta trará para a instituição. “A implementação do sistema Hórus, como ferramenta estratégica, chega para dinamizar a atuação eficaz e resolutiva do Ministério Público da Paraíba, pois que, a partir da análise dos dados registrados pelos órgãos de execução, permitirá a definição das questões sociais que demandam atuação prioritária, viabilizando, assim, o alcance dos objetivos institucionais”, declarou.
Metodologia
Durante os workshops, a secretária Cristiana Vasconcellos e o diretor de Planejamento, Vinícius Cesário, apresentam a ferramenta, mostrando sua importância; mostra em tempo real como os planos podem ser construídos com as sugestões dadas pelo sistema, baseadas em um banco de dados integrado à ferramenta que auxilia na tomada de decisões e torna o processo mais rápido e simples. Por último, os participantes tiram dúvidas e dão sugestões que poderão ajudar no melhoramento do sistema.