A Comissão de Elaboração Legislativa do Ministério Público da Paraíba (CEL/MPPB) realizou, nesta quarta-feira (04/02), na Sala de Sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, a primeira reunião ordinária de 2026, na qual foi apreciada a proposta de alteração da Resolução Conjunta CPJ/CSMP 01/2014 (que dispõe sobre o plantão do Ministério Público junto ao primeiro grau de jurisdição) para regulamentar a atuação extrajudicial no plantão do Ministério Público.
A alteração foi proposta pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Procedimento 001.2023.001360, e teve como relator o novo presidente da CEL, Alexandre César Teixeira, nomeado, há cerca de um mês, para assumir o cargo de 2º subprocurador-geral de Justiça.
Participaram da reunião os procuradores de Justiça José Farias de Souza Filho e José Guilherme Soares Lemos; os promotores de Justiça Ana Caroline Almeida Moreira, Renata Carvalho da Luz e Dmitri Nóbrega Amorim. Como convidados, compareceram o secretário-geral, João Benjamim Delgado Neto; a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França e os promotores de Justiça que coordenam os Centros de Apoio Operacional (CAO): Dulcerita Alves (CAO Mulheres), Uirassu Medeiros (CAO Criminal), Fernanda Pettersen Lucena (CAO Criança e Adolescente), Leonardo Pereira (CAO Saúde), Cláudia Cabral (CAO Meio Ambiente), Anne Emanuelle Malheros (CAO Cidadania) e Raniere Dantas (CAO Educação).
GT
A proposta de alteração da Resolução Conjunta 01/2014 para regulamentar a atuação extrajudicial no plantão do MPPB foi discutida com os coordenadores dos CAOs, a Seger e a Seplag.
Após a análise do assunto e discussão da matéria, os integrantes da CEL e coordenadores dos CAOs entenderam, por unanimidade, que a normativa atual que dispõe sobre o plantão de primeiro grau de jurisdição carece de revisão geral, para adequar especificidades relativas às atribuições relativas à atuação extrajudicial e judicial no âmbito do MPPB.
Um Grupo de Trabalho - integrado pelos promotores de Justiça da CEL, Dmitri Amorim e Renata Luz, e pelo secretário-geral, João Benjamim - foi criado para dar encaminhamento aos trabalhos e ficou acordado que os coordenadores de CAOs deverão elaborar um anteprojeto de resolução e submetê-lo ao GT, no prazo de 30 dias.
Novo integrante
O presidente da CEL deu as boas-vindas ao novo integrante do órgão, o promotor de Justiça Dmitri Amorim e elogiou a competência técnico- jurídica e assertividade dele. Os demais integrantes também deram as boas-vindas ao promotor de Justiça, destacaram a expertise e experiência dele, além da honra de tê-lo na comissão e a certeza de que ele contribuirá muito com o órgão. O novo integrante agradeceu a receptividade e os elogios e reiterou seu compromisso em contribuir com os trabalhos da CEL.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB