Acessibilidade  |      

FDD: 39 projetos sociais são distribuídos para análise dos conselheiros

FDD: 39 projetos sociais são distribuídos para análise dos conselheiros

O Conselho Gestor do Fundo de Direitos Difusos (FDD/PB) realizou, na manhã desta terça-feira (18/11), a 3ª sessão extraordinária do ano, durante a qual foi foram distribuídos entre os conselheiros os 39 projetos sociais inscritos no Edital de Chamamento nº 01/2025 para recebimento de recursos do fundo. A reunião ocorreu na sala de sessões dos colegiados na sede do Ministério Público da Paraíba, na Capital.

A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, e teve a participação dos procuradores de Justiça José Farias, Glauberto Bezerra e Sócrates Agra; do promotor de Justiça Bergson Formiga; e da procuradora do Estado, Ana Beatriz Fernandes Chagas.

Durante a sessão, o Conselho Gestor deliberou a mudança na metodologia de trabalho dos projetos aprovados. Além disso, os 39 projetos inscritos distribuídos de acordo com a sequência numérica do registro no protocolo, para relatoria e voto, entre os nove conselheiros do FDD. Os projetos serão encaminhados aos conselheiros juntamente com a análise empreendida pela Secretaria Executiva do FDD. 

Ficou definido ainda que a apreciação dos projetos pelo Conselho Gestor terá início na sessão realizada no dia 4 de dezembro. A previsão é que a análise e seleção dos projetos que receberão recursos do fundo seja concluída ainda este ano.

Ainda na sessão, foi aprovado voto de aplauso proposto pelo procurador Glauberto Bezerra aos integrantes da Secretaria Executiva do FDD, os servidores Rosa Nereida Rocha, Laudjane Trindade Araújo e Mario Gonçalves Maciel. 

Edital

O Edital nº 01/2025 disponibilizou R$ 2 milhões para financiamento dos projetos. Cada projeto poderá receber até R$ 200 mil, correspondente a, no máximo, 90% do valor apresentado, tendo em vista a exigência de contrapartida dos autores das iniciativas, que deverá ser, no mínimo, de 10% do valor do projeto e não do valor pedido ao FDD. Para a seleção dos projetos serão observados os critérios: fim social, relevância, eficácia e eficiência, benefícios decorrentes da execução, condições técnicas, caráter inovador e estratégias para continuidade.

Se o valor total dos projetos aprovados ultrapassar o montante de recursos disponíveis pelo fundo especial, deverá haver votação final, em sessão, pelos membros do Conselho Gestor. Em caso de empate entre dois ou mais projetos em uma mesma posição na classificação, o desempate será decidido monocraticamente pelo presidente do conselho.

Confira AQUI a relação dos projetos inscritos

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb