Duas palestras foram realizadas, na tarde desta quinta-feira (26), no curso de atualização sobre improbidade administrativa. A primeira foi ministrada pelo secretário de Planejamento e Gestão do Ministério Público, promotor Adrio Nobre Leite, sobre a “Investigação em matéria de patrimônio público: a prova relevante e sua obtenção”, e a segunda pelo secretário-geral do MPPB, promotor Carlos Romero Lauria Paulo Neto sobre “Servidores públicos - nepotismo, concurso e contratação temporária”.
Sobre a prova relevante na área do patrimônio público, o promotor Adrio Nobre disse que não há um roteiro objetivo para colher a prova, mas pontuou alguns critérios. Segundo o palestrante, o promotor deve exercer juízo de valor sobre o que vai investigar; além disso, deve saber se a prova vai ser útil e terá efetividade.
Na segunda palestra, o promotor Carlos Romero destacou os fatores jurídico-políticos e econômicos e financeiros da necessidade de atuação do Ministério no controle de admissão de pessoal no serviço público. O palestrante abordou ainda os aspectos legais do nepotismo, do concurso público e da contratação temporária.
Programação de sexta
Os trabalhos recomeçam nesta sexta-feira (27), a partir das 8h30 com a palestra “Improbidade administrativa e sua estrutura principiológica. Sujeitos dos atos de improbidade”, ministrada pelo palestrante convidado, o promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Emerson Garcia que vai proferir mais três palestras no decorrer do dia. A partir das 10h30, o promotor vai falar sobre “Tipologia dos atos de improbidade”.
À tarde, a partir das 13h30, Emerson Garcia vai abordar o tema “Da Casuística: irregularidades no processo licitatório, ato praticado com base em lei inconstitucional, ato administrativo fundado em parecer técnico equivocado, inabilidade do agente público e infração ao dever de eficiência”. Logo após, o promotor abordando os seguintes assuntos: Aspectos processuais: elaboração da petição inicial e Aspectos essenciais da Lei nº 12.846/2013”.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB