Ceaf promove curso na área de tratamento de conflitos
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realiza no próximo dia 19 o curso 'Tratamento Adequado de Conflitos no Ministério Público', a partir das 8h, no Auditório Procurador de Justiça Edigardo Ferreira Soares, situado no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) da instituição, em João Pessoa. Para evento foram convocados todos os promotores de Justiça e convidados os procuradores de Justiça, assessores de membros do MPPB e servidores.
As inscrições são gratuitas e podem ser solicitadas através de e-mail encaminhados ao Ceaf (
O promotor Luciano Badini ingressou no Ministério Público do Estado de Minas Gerais em junho de 1993. Ele foi vencedor do Prêmio 'Innovare' 2010, na categoria 'Ministério Público', com o tema 'Justiça sem Burocracia'. Prêmio 'Innovare' tem o apoio das Organizações Globo e parcerias com o Ministério da Justiça, Secretaria da Reforma de Judiciário, Conamp, AMB, Ajufe, ANPR, OAB e Anadep.
Bandini também é membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público, representando o CNMP junto à Estratégia Nacional de Não Judicialização (Enajud) do Ministério da Justiça. Presidente dos Conselhos Científico e Acadêmico, Editorial e do Memorial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, ele também é docente da Escola Nacional de Mediação (Enam) da Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça.
Coautor do 'Manual de Negociação e Mediação para Membros do Ministério Público', lançado em dezembro de 2014 pelo Ministério da Justiça (Secretaria de Reforma do Judiciário/Enam), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Colégio de Diretores de Escolas do Ministério Público do Brasil (CDEMP), ele foi secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça (MPMG), no período de 2005 e 2008, além de coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo, do Ministério Público de Minas Gerais, de 2009 a 2012.