O Ministério Público da Paraíba realizou na manhã desta quinta-feira (19), o curso sobre Tratamento Adequado de Conflitos do Ministério Público destinado aos membros e assessores do MPPB. O curso aconteceu no auditório Edgardo Ferreira Soares da Procuradoria-Geral de Justiça.
A abertura do evento foi realizada pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, que destacou a importância da mediação e da negociação de conflitos e ressaltou que o Ministério Público está tentando avançar muito nesse ambiente de mediação .
“Acreditamos que, com esse avanço da tecnologia em nível global, está havendo necessariamente uma migração e um questionamento das instituições, e são essas novas experiências que estamos vivendo em nível de instituição pública. O Ministério Público estadual e as estruturas de poder tem que se moldar a essa nova realidade e a mediação é um caminho importante para a e resolução dos conflitos” disse o procurador.
Já o coordenador Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Lúcio Mendes, relatou sobre o convênio com o Ministério da Justiça na área da mediação. “O ano passado assinamos um termo de cooperação técnica com a Escola Nacional de Mediação onde nos comprometemos a criar o Núcleo da Escola de Mediação na Paraíba e as obrigações que assumimos estão sendo cumpridas”, informou o promotor ressaltando ainda que a Mediação de Conflitos é uma das grandes saídas para avançar no fortalecimento da instituição.
Em seguida o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e diretor do Ceaf do MPMG, Luciano Luz Badini Martins, fez uma explanação de sobre os temas: Ministério Público e a Moderna Teoria do Conflito; Negociação, Mediação e Conciliação e Como ser um Bom Negociador.
A mesa de abertura contou ainda com a participação da diretora do Ceaf, a promotora de Justiça Kátia Rejane Lucena, do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; do secretário-geral do Ministério Público, o promotor de Justiça Carlos Romero Lauria Paulo Neto, além do presidente da Associação Paraibana do MP, o promotor de Justiça Francisco Bergson.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB