Curso de capacitação sobre implantação do PJe tem início em Bananeiras e Serraria
O Núcleo de Ensino à Distância (Nead), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), iniciou nesta segunda-feira (22) o curso de capacitação sobre a implantação do PJe nas Promotorias de Justiça de Bananeiras e Serraria. De acordo com a programação divulgada pelo Ceaf, as próximas Promotorias a serem beneficiadas com o curso serão as de Taperoá, Teixeira e Água Branca, no dia 21 de março.
O curso de capacitação é destinado aos procuradores e promotores de Justiça e aos seus assessores (nível 4, 3 e 5) e acontece em três módulos por meio de vídeo-aulas, pela plataforma Moodle, desenvolvida pelo Ceaf. As aulas são ministradas pelos servidores Daniel Falcão e Wilkens Lenon Silva de Andrade, ambos da Ditec.
No curso sobre o uso do Processo Judicial Eletrônico, além dos três módulos de aulas, foram desenvolvidos outros dois módulos extras. O primeiro deles ensina como o aluno pode instalar e configurar no seu computador o PJe. Já no outro módulo extra, todas as aulas de forma individualizadas também estão disponibilizadas.
O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais de Justiça e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário. O objetivo principal da sua criação foi o de manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.
Cronograma
# 22 de fevereiro: Bananeiras e Serraria;
# 21 de março: Taperoá, Teixeira e Água Branca;
# 18 de abril: Uiraúna, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé e conceição;
# 16 de maio: Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia e São Mamede;
# 6 de junho: Malta, Coremas, Piancó e Santana dos Garrotes;
# 27 de junho: Pombal, Paulista, São Bento e Brejo do Cruz;
# 18 de julho: Caaporã, Alhandra, Pedras de fogo e Pilar;
# 8 de agosto: Cruz do Espírito Santo, Sapé. Mari e Gurinhém;
# 29 de agosto: Serra Branca, Sumé, Prata e São João do Cariri;
# 19 de setembro: Boqueirão, Queimadas. Aroeiras, Umbuzeiro e Cabaceiras;
# 3 de outubro: Areia, Pilões e Alagoinha;
# 24 de outubro: Caiçara, Belém e Pirpirituba;
# 7 de novembro: Araruna, Solânea, Arara e Cacimba de Dentro;
# 21 de novembro: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Esperança e Pocinhos;
# 12 de dezembro: Lucena, Rio Tinto, Jacaraú e Araçagi;
# 26 de dezembro: Remígio, Barra de Santa Rosa, Cuité e Picuí.