Servidores e estagiários mostram talentos no 1º “MP Show”
A I Semana do Ministério Público foi encerrada com o “MP Show de Talentos”. Seis servidores, que não são artistas profissionais, mostraram habilidades artísticas durante o evento de confraternização, que incluiu a apresentação de músicas e poesias de cordel autorais e dança. Os participantes e a plateia destacaram a relevância da atividade, que também arrecadou alimentos para famílias carentes.
A diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – que organizou o evento com a Assessoria de Imprensa da instituição – Vasti Cléa Marinho Mendes, avaliou que foi um momento de descontração e interação. “Além de ser uma oportunidade de mostrar muitos talentos invisíveis de nossa instituição, que nos orgulharam apresentando as diversas formas de arte com sensibilidade e beleza. Fizemos uma parada nas nossas muitas tarefas para cuidar de nossas relações humanas, afinal , como já disse Charles Chaplin: 'Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas!'”, disse.
O evento foi apresentado pela servidora da Ouvidoria, Jacinta de Lourdes, e pelo ator Misael Batista. Ainda na plateia, servidores de vários órgãos do MPPB, a procuradora de Justiça, Janete Ismael e os promotores Cristiana Vasconcelos (coordenadora do Ceaf), Sônia Maia (Promotoria do Idoso). Também prestigiaram parte do evento, os promotores de Justiça Hortêncio Rocha Neto, Leonardo Pereira, Leonardo Quintans e Herbert Serafim.
Ricardo Maia e sua música instrumental
O primeiro a se apresentar foi o ex-extagiário da Assessoria de Imprensa, Ricardo Maia Júnior. Ele se dedica à sua guitarra, pelo menos, duas horas por dia, três dias da semana. Nesse tempo, compôs algumas músicas e letras. No evento, ele fez uma apresentação instrumenta de duas músicas autorais: Moinho e Mundo. “Adorei ter participado. Foi ótimo mesmo”, disse, satisfeito.
Kalyne: a poesia de cordel da bisneta de Zé Limeira
Kalyne Gomes da Silva, estagiária da Promotoria do Idoso, costuma de apresentar apenas para amigos mais próximos, mas quis dividir sua arte com outras pessoas do local de trabalho. Ela segue os passos do bisavô, o poeta Zé Limeira, mais conhecido como o “Poeta do Absurdo”. Kalyne deixou a plateia com um nó na garganta ao recitar três poesias de cordel: 'Nordestina sim sinhô', 'Idoso brasileiro' e 'Natal com Alzheimer'. "Foi um aprendizado, e uma grande oportunidade.
Quero agradecer por incentivarem a cultura. Representar meu bisavô e minha experiência na Promotoria do Idoso, juntamente com toda equipe e a doutora Sônia Maia é uma das minhas melhores conquistas", disse.
Simone e Suzy emocionam em cinco línguas
E a emoção continuou com a apresentação das irmãs Simone e Suzy Araújo, que cantaram o Hino de Natal 'Adeste Fideles' em cinco línguas: latim, alemão, inglês, italiano e português. “Foi uma experiência memorável, não só pelo fato de promover a socialização e a partilha dos talentos artísticos para além das atividades desenvolvidas no trabalho, mas também porque o evento contribuiu para a integração entre aqueles que fazem o Ministério Público da Paraíba, fortalecendo ainda mais o sentimento de identificação pela instituição. Sem dúvida, o Show de Talentos é uma iniciativa que merece seguir adiante”, disse Simone, servidora da Promotoria de Justiça de Picuí.
Wagno quebra a rotina e solta a voz
Wagno Lira, servidor lotado no gabinete do 8º procurador de Justiça, soltou a voz na sua apresentação, arrancando ainda mais aplausos do público. Ele começou a cantar na adolescência, na igreja evangélica. Participou dos corais do Ministério Público, do Unipê e da OAB e se apresenta em cerimônias de casamento. “Foi um momento excelente de confraternização e que serviu para ampliar a difusão da arte no ambiente de trabalho. Foi uma quebra positiva da nossa rotina tão formal e burocrática. No evento, pudemos compartilhar um pouco da arte que dominamos. Estarei no próximo”, disse.
Sargento Reinaldo desperta emoção adormecida
O músico prático, sargento Reinaldo Freitas, da Assessoria Militar, destacou a relevância do evento interno. “Achei muito proveitoso. Estava parado sem me apresentar e sem me exercitar há quase três anos. Este evento despertou a emoção adormecida de estar em um palco. Foi um estalo no meu lado musical. Foi uma honra imensa e espero que se repita ano que vem”, afirmou. Ele foi acompanhado pelo músico Marcos César.
Cris e Delano contagiam no ritmo do forró
E como não poderia deixar de ser, o evento terminou com o forró dançado por Cris Furtado, servidora da Promotoria de Crimes Contra a Ordem Tributária, e o seu marido, Delano Medeiros. O casal havia contratado o sanfoneiro Berinho Lima, acompanhado do zabumbeiro e triangueiro, para tocar o repertório do show, mas o artista doou o valor em alimentos que o MPPB arrecadou para famílias carentes.
“Para nós foi um prazer enorme participar, principalmente, porque o evento teve como pano de fundo ajudar famílias carentes neste fim de ano. Só lamentamos que o auditório não estivesse lotado por servidores e membros, apoiando a iniciativa. A gente tentou dar o nosso melhor”, disse Cris. A plateia e os participantes do Show de Talentos foi convidada a forrozear com o trio de forró.
Clique aqui para ver mais fotos