Acessibilidade  |      

Integrantes do MPPB participam de curso sobre gestão para resultados

Membros e servidores do Ministério Público da Paraíba (MPPB) participam, até quarta-feira (4), do curso “Gestão para Resultados”, que está sendo promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPB), em parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). A capacitação está sendo ministrada, desde a manhã desta segunda-feira (2), pela professora aposentada do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Kátia Ayres.

O curso está previsto no Ato PGJ 019/2019, que dispõe sobre a Política de Comunicação do Planejamento Estratégico do MPPB e tem como objetivo implantar a cultura da gestão de resultados no serviço público, sensibilizando os integrantes do MPPB a adotarem um modelo gerencial que requer foco no cidadão usuário. “O curso atende a uma necessidade de todos os órgãos públicos brasileiros, que é modernizar a sua ação por meio da adoção da gestão por processos e por projetos. O Ministério Público da Paraíba já está nesse alinhamento, já possui planejamento estratégico desde 2010 e ele precisa ser posto em prática. Não adianta ter um planejamento estratégico engavetado”, destacou a professora da UFPB.

A capacitação será feita com metodologia baseada na exposição dialogada e em exercícios práticos. Serão discutidas questões como modelos de gestão de empresas privadas que foram adaptados para o serviço público; planejamento e mapa estratégicos; modelagem de processos, a importância dos manuais de procedimentos e de se estabelecer padrões de trabalho (Instruções Operacionais Padrões); a gestão por competências; a necessidade da desburocratização e as disfunções da burocracia; PDCA como método para atingir resultados e solucionar problemas; além de ferramentas para viabilizar uma nova administração pública voltada para a eficiência, eficácia e efetividade do Estado, com foco nos resultados.

O curso que tem duração de 20 horas será retomado no período da tarde (das 14h às 18h), no auditório das Promotorias de Justiça (1° Caop). Nesta terça-feira (2), ele continuará das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na quarta-feira (4), ele será ministrado apenas no turno da manhã, das 8h às 12h. “Fomos convidados para explicar o que está acontecendo na gestão pública moderna. Viemos falar para quem ainda não sabe e lembrar para quem já sabe que o MPPB tem planejamento estratégico, tem plano tático, ou seja: tem departamentos, projetos e mapeamento de processos, enfim, tudo o que há de moderno nos modelos de gestão. Estou aqui para sensibilizar as pessoas dessa necessidade de darem sua opinião e contribuição para a melhoria da instituição. Pretendo que o resultado desse encontro seja o conhecimento e as informações do que vem sendo adotado com a participação dos membros e servidores, além de mostrar ferramentas que vêm sendo adotadas para essa melhoria contínua”, disse a professora.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */