Webinar vai discutir técnicas de entrevista, interrogatório e detecção de mentiras
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai promover, na próxima quinta-feira (22/10), um webinário sobre técnicas de entrevista, interrogatório e detecção de mentiras. O seminário online será ministrado pelo professor de Inteligência Policial da Academia Superior de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Thompson Cardoso, consultor em segurança e inteligência emocional, com cursos realizados em instituições como FBI e Swat de Los Angeles, nos Estados Unidos.
O evento – que é uma iniciativa do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPB), órgão que está organizando o webinar - será realizado pela plataforma Zoom do palestrante. Podem participar membros e servidores do MPPB. As inscrições deverão ser feitas pela plataforma zoom (clique AQUI).
Thompson Cardoso é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduado em gestão estratégica para prevenção da violência pela Unisinos. Com 40 anos de experiência como palestrante e consultor de segurança e inteligência empresarial, já realizou cursos em outros países, com autoridades no assunto.
É professor de inteligência policial da Academia Superior de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, no tema específico de Técnicas de Entrevista, Interrogatório e Detecção de Mentiras, da Escola Superior de Administração Fazendária da Receita Federal-RS, de alguns Centros de Estudo, Aperfeiçoamento e Formação e Escolas Superiores do Ministério Público, da Escola Itaú-Unibanco de Negócios e da Universidade Corporativa do Grupo Banco do Brasil/MAPFRE.
Capacitações
Durante a pandemia, o Ceaf vem promovendo, uma série de eventos online, muitos em parceria com outros órgãos do MPPB (como os Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça - CAOs) e outras instituições (como Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública, MPF, Tribunal de Justiça e secretarias estaduais) para promover a capacitação e atualização de membros, assessores e servidores da instituição, bem como de operadores do Direito, profissionais de diversas áreas e outras pessoas que integram o público externo e têm interesse nas matérias debatidas.
Dentre os assuntos já tratados nos webinares, nos últimos dois meses, estão a Lei Maria da Penha, equidade de gênero e violência contra a mulher; institutos previstos no Pacote Anticrime (Lei Federal 13.964/2019), em vigor desde janeiro deste ano; Lei Brasileira de Inclusão, Lei Antimanicomial e direitos das pessoas com deficiência; Tribunal do Júri; homofobia, racismo e violência contra o idoso; acordo de não persecução penal; crimes tributários e lavagem de dinheiro; legislação eleitoral e fake news e Fundo Especial da Infância e Adolescência (FIA), por exemplo.