Servidores das regiões de Campina Grande e Guarabira destacam aprendizado obtido na capacitação realizada pelo Ceaf
Servidores que atuam nas Promotorias de Justiça das 2ª e 3ª microrregiões (Guanabara e Campina Grande) destacaram o aprendizado obtido e a troca de experiências durante a terceira turma da capacitação ministrada, ao longo da semana passada, por integrantes da Corregedoria-Geral, Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), através da plataforma de videoconferência Zoom.
Segundo a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotora Renata Luz, o curso foi uma demanda da Corregedoria-Geral do Ministério Público (CGMP) e está sendo realizado pelo Ceaf, em conjunto com a Ditec e a Seplag. Ministram as palestras o promotor corregedor, Clístenes Bezerra de Holanda, e os servidores Daniel Falcão (Ditec) e Jonatha Vieira (Seplag).
O servidor da Promotoria Criminal de Campina Grande, Juarez Tavares, ressaltou a qualidade dos ministrantes e o aprendizado obtido, além da possibilidade de compartilhar o que foi ministrado. “Que venham mais cursos para estimular o trabalho no dia a dia”, comentou.
Já o servidor da Promotoria de Picuí, Everaldo Júnior, falou sobre o aprendizado obtido em relação às práticas cartorárias, como prazos e procedimentos. Ele também ressaltou a qualidade dos ministrantes e a interação com servidores de outras Promotorias, o que contribui para a uniformização do trabalho.
Sayonara Virginia, assessora da Promotoria de Guarabira, afirmou que a capacitação foi muito proveitosa para tirar dúvidas, especialmente em relação às práticas cartorárias.
Para o servidor da Promotoria de Queimadas, José Fernandes, o curso foi muito relevante por abordar questões importantes do dia a dia do trabalho na secretaria. “Foi um curso abrangente e esclareceu muitas coisas para nós”, disse acrescentando a oportunidade de troca de experiências com outras promotorias.
Palestras
De acordo com o promotor-corregedor Clístenes Holanda, durante as correições realizadas a partir de 2019, em órgãos ministeriais de todo o Estado, a Corregedoria percebeu a necessidade da capacitação em relação à taxonomia, a tramitação de procedimentos, à observância dos prazos e a outras questões que estão ligadas ao impulsionamento resolutivo. A partir daí, o curso foi montado junto com o Ceaf, a Seplag e a Ditec. “Montamos essa capacitação para que seja o mais pragmática possível, um diálogo com os servidores, que podem tirar dúvidas e falar de suas dificuldades”, destacou. No curso, ele ministra sobre os atos normativos do Conselho Nacional do Ministério Público e do MPPB e questão relacionadas à prática cartorária.
Jonatha Vieira abordou os macro processos que estão acontecendo no MPPB e questões relacionadas ao acesso da população por meio do Protocolo Eletrônico e projetos inovadores a serem desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação. Também foi apresentado o Núcleo de Bem-Estar, órgão criado para desenvolver um trabalho focado na qualidade de vida, na saúde física e mental de membros e servidores.
Daniel Falcão, por sua vez, abordou questões relacionadas à virtualização dos processos. Ele fez uma apresentação do sistema de informação do MPPB, o MPVirtual, mostrando suas funcionalidades. Também mostrou como está organizada a taxonomia dos procedimentos, como consultar e como funciona as classes, os assuntos e os movimentos, que estão padronizados em nível nacional e precisam ser classificados de forma correta.