MPPB promove capacitação para mudança de plataforma; abertas inscrições para 1º treinamento
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai promover, nesta quarta e sexta-feiras (3 e 5/02) capacitações online sobre a mudança para a plataforma Google. Quatrocentas vagas estão sendo destinadas a membros, servidores e assessores da instituição para o treinamento em “Google Workspace”. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail:
O treinamento será ministrado pela Safetec, empresa certificada pelo Google. Serão formadas quatro turmas, cada uma com 100 participantes. Na quarta-feira, a primeira turma iniciará a capacitação às 8h e a segunda turma, às 11h. Na sexta-feira, a terceira turma iniciará a capacitação às 9h e a última turma, às 14h.
Conforme explicou a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPB), a promotora de Justiça Renata Luz, os treinamentos serão ofertados pelos instrutores indicados pela Google, como parte do contrato efetuado com o MPPB para mudança de plataforma. Os treinamentos foram definidos em reunião realizada pelo Ceaf, pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) e pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do MPPB, George Freire, o contrato celebrado no ano passado com o Google tem como objetivo modernizar alguns dos serviços ofertados pelo MPPB, através da Ditec. “Trata-se de um conjunto de serviços ainda mais úteis no atual cenário de pandemia. Os principais serviços, que serão abordados já no primeiro treinamento são: Gmail, que substituirá o Zimbra; o Google Drive, que substituirá o armazenamento de arquivos na infraestrutura física do Ministério Público, disponíveis hoje apenas na rede local e o Google Meet, solução para realização de videoconferências e gravação de audiências que substituirá o zoom. Todos esses serviços e muitos outros, como a suíte de escritório funcionarão de forma integrada. O primeiro treinamento aborda as três ferramentas e é indispensável a participação dos membros e servidores para que possam explorar ao máximo os recursos disponíveis”, argumentou.
Treinamentos
Além do Google Workspace, também serão ofertadas capacitações na área de Administrador de Sistema, Drive, Agenda e chat, Documentos, Currents, Sala de aula e Data Studio, totalizando 30 horas.
Conforme explicou a coordenadora do Ceaf, dentre os treinamentos eleitos como necessários para a instituição, alguns são específicos para alguns setores e outros serão direcionados a toda a comunidade de usuários do MPPB.
São específicos para os servidores da Ditec, os cursos de Administrador de Sistema e uma turma do Google Workspace. Os demais treinamentos serão ofertados a toda a comunidade de usuários do MPPB, priorizando-se, em caso de necessidade, os setores mais interessados na temática, nos casos dos treinamentos de Currents, Sala de Aula e Data Studio.