Acessibilidade  |      

MPPB promove curso online sobre Direito Sistêmico nesta segunda-feira; inscrições abertas

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai promover, na próxima segunda-feira (5/07), nos turnos da manhã e tarde, um curso online sobre Direito Sistêmico. Cem vagas estão sendo disponibilizadas para membros, servidores e assessores do MPPB. O evento também é aberto ao público externo interessado no assunto. Os participantes receberão certificados emitidos pelo Centro de Apoio e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPB). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma eletrônica (clique AQUI).

O webinar será realizado pela plataforma Zoom. O evento será aberto às 9h pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e pela coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia/MPPB), a promotora de Justiça Liana Carvalho, que também coordena o Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa da Cidadania e direitos fundamentais.

Conforme explicou Liana, a expressão “direito sistêmico” refere-se ao conceito criado pelo juiz Sami Storch. “Trata-se de uma análise do Direito sob uma ótica baseada no conhecimento das constelações familiares de Bert Hellinger, o que possibilita uma nova abordagem, voltada à compreensão dos fatores que influenciam o comportamento humano e dos fatos que dão origem aos conflitos”, disse.

Segundo a coordenadora do Nupia, essa nova abordagem requer vários passos, como entender a origem do conflito ou comportamento; buscar novas possibilidades na resolução de conflitos e ampliar a consciência sobre os papéis de cada pessoa. “Há um crescimento nacional desse movimento, o que despertou o interesse do Nupia. É importante trazer essa nova visão ao MPPB e dar a oportunidade de se conhecer novas técnicas e modos de aplicar o direito de cada dia”, justificou.

Palestrantes

O evento terá quatro palestrantes. Pela manhã, a juíza do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Tatiane Colombo, falará sobre direito sistêmico e, em seguida, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco, Fabiana Raimundo de Lima, apresentará práticas sistêmicas na área penal.

A partir das 14h, a juíza do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Wilka Vilela, ministrará palestra sobre a visão sistêmica dos conflitos familiares e a facilitadora de constelações familiares junto ao Ministério Público de Minas Gerais, Dulce Helena, falará sobre práticas sistêmicas na área cível.

As palestras terão como debatedores a psicóloga, consteladora sistêmica e servidora do TJPE, Vivianne Freitas; e os promotores e promotoras de Justiça do MPPB, Lúcio Mendes (coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais), Carmem Perazzo e Rhomeika Porto, respectivamente.

PROGRAMAÇÃO  

MANHÃ (9h às 12h)

9h - ABERTURA 

1. O QUE É O DIREITO SISTÊMICO:

Palestrante:  Tatiane Colombo, juíza do TJMT

Debatedora: Vivianne Freitas, psicóloga e servidora do TJPE

2. PRÁTICAS SISTÊMICAS NA ÁREA PENAL

Palestrante: Fabiana Raimundo de Lima, promotora de Justiça do MPPE

Debatedor: Lúcio Mendes, promotor de Justiça do MPPB 

 

TARDE (14h às 17h)

3. A VISÃO SISTÊMICA SOBRE CONFLITOS FAMILIARES

Palestrante: Wilka Vilela, juíza do TJPE

Debatedora: Carmem Eleonora Perazzo, promotora de Justiça do MPPB

 4. PRÁTICAS SISTÊMICAS NA ÁREA CÍVEL

Palestrante – Dulce Helena, facilitadora de constelações familiares junto ao MPMG

Debatedora: Rhomeika Maria de França Porto, promotora de Justiça do MPPB

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */