Aberto o curso de Inteligência Policial e Tiro Defensivo, na Acadepol
Foi aberto, na manhã desta segunda-feira (18/04), o Curso de Inteligência Policial e Tiro Defensivo, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Academia de Polícia Civil (Acadepol). O curso conta com a participação de 20 membros do MPPB.
Na abertura, a coordenadora do Ceaf, promotora Anita Bethânia Silva Rocha, agradeceu em nome do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, a parceria com a Acadepol na realização do curso. Ela também ressaltou que os membros vão participar de um curso completo com noções de inteligência policial e a parte prática de tiro.
O diretor-geral da Acadepol, Severiano Pedro do Nascimento Filho, contou um pouco da história da academia destacando os diversos cursos de formação e de capacitação já promovidos e as parcerias com diversas instituições. Ele também salientou a importância da parceria para o fortalecimento da integração institucional, informou que outros cursos deverão ser realizados com o MPPB e deu as boas-vindas aos participantes.
A delegada-geral adjunta, Cassandra Maria Duarte Guimarães, falou sobre a parceria da Polícia Civil com o Ministério Público que tem gerado muitos resultados e também realçou a importância dos cursos de aperfeiçoamento. Também afirmou que os professores responsáveis pelo curso são o que a polícia tem de melhor na área e desejou um curso proveitoso para todos.
A mesa de abertura foi composta ainda pela diretora-geral adjunta da Acadepol, Anny Karoline Carneiro Maciel, e pelo diretor de ensino da Acadepol, Pedro Ivo.
Curso
As aulas estão sendo ministradas presencialmente, nestas segunda e terça-feira (18 e 19/04), das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, na Acadepol, em João Pessoa. Na parte sobre inteligência policial, estão programados conteúdos como contextualização legislativa e legislação estadual sobre atividade de inteligência; interceptação telefônica e telemática; aspectos técnicos das representações e ordens judiciais; sistema Guardião e vigia do Estado da Paraíba; e uma visita técnica à agência central.
Já na parte sobre tiro prático, serão abordadas as regras de segurança com armas de fogo; operação de manejo; fundamentos do tiro policial para arma curta; técnicas e fundamentos técnicos; panes de arma (pistola e revólver); tiro policial; regras de segurança em deslocamento; técnicas de deslocamento; técnicas de abrigo e barricadas; recarga da arma e pista com simulação dos fundamentos apresentados.
{gallery}2022/04-abril/18-04-2022-curso-tiro{/gallery}
Fotos: Marco Pimentel/Acadepol