Abertas inscrições para curso de atualização sobre mentes sombrias

Estão abertas as inscrições para o curso de Atualização sobre Mentes Sombrias, destinado aos membros do Ministério Público da Paraíba. A capacitação está sendo promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e as inscrições estão sendo feitas por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/SReTBUWWWtgiNua89.
De acordo com o Ceaf, o curso será realizado nos dias 20 e 27 de setembro, 11 e 18 de outubro, das 8h30 às 12h30, no auditório Edgardo Ferreira Soares, no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, com carga horária de 16 horas/aula. O ministrante é o professor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Veloso Gouveia.
Ainda conforme o Ceaf, as vagas são limitadas e o preenchimento se dará por ordem cronológica de recebimento da inscrição. Em havendo um número de inscritos superior ao de vagas ofertadas, será formada uma lista de espera.
Conteúdo
O curso está dividido em quatro unidades. Na primeira (Mentes Sombrias), serão abordados a obscuridade da natureza humana, maquiavelismo, narcisismo e psicopatia. Na segunda (Correlatos de Mentes Sombrias), os assuntos são características demográficas, condutas de risco, comportamento antissocial, delitos e crimes.
Já a unidade III (Medida e Diagnóstico de Mentes Sombrias), entrevistas e escalas, medidas explícitas e implícitas, Dark Triad Dirty Dozen (DTDD), diagnóstico e triagem. A quarta unidade vai abordar estudos de casos como Pedrinho Matador, Suzane von Richthofen, Jhonatan Silva.
Ministrante
O professor Valdiney Veloso Gouveia é autor da teoria funcionalista dos valores humanos, objeto de estudo em mais de 50 países e tem se dedicado às duas faces da natureza humana (mentes sombrias e luminosas), formando um grupo de pesquisadores que vem estudando temas correlatos em países dos cinco continentes. Publicou mais de 300 artigos científicos e cerca de 20 livros. Além disso, figura como um dos destaques da Psicologia brasileira, como registrado no livro Psychology in Brazil: Scientists Making a Difference.