Novos servidores do MPPB participam de curso de capacitação
Teve início, na manhã desta quarta-feira (02/10), o curso de capacitação para os novos servidores do Ministério Público da Paraíba, que tomaram posse nessa terça-feira (1/10). A capacitação, que vai até a próxima sexta-feira (04/10), foi organizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com o objetivo de ambientar os servidores com a estrutura do MPPB e as ferramentas de trabalho da instituição.
O curso foi aberto pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, que falou sobre a importância de os servidores chegarem nas promotorias ambientados com a estrutura e com os sistemas utilizados no Ministério Público. “Nós temos esse cuidado, tanto nas nomeações de novos promotores, como também de servidores, de ambientá-los para vocês poderem chegar lá no local da melhor forma possível. Aproveitem e sejam mais uma vez muito bem-vindos ao MP”.
O diretor do Ceaf, procurador João Geraldo Carneiro Barbosa, destacou também a importância do evento. “Nós do Ceaf preparamos esse curso, que é um instrumento indispensável para a capacitação de vocês, para o aperfeiçoamento do Ministério Público, de forma que o resultado de tudo isso retorno como feedback para a sociedade na prestação de serviço da instituição, através de vocês. Fico muito feliz que ver vocês aqui. Que façam o melhor proveito e sejam muito bem-vindos”.
O secretário-geral do MPPB, promotor Rodrigo Marques da Nóbrega, também deu as boas-vindas aos novos servidores. “Estamos muito felizes de estar acolhendo todos vocês. Espero que esse curso seja extremamente proveitoso e que vocês assimilem tudo que virá nas exposições que serão feitas aqui por todos aqueles que irão transmitir um pouco do conhecimento, da sabedoria de vida a vocês. Sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas à instituição. Aproveitem muito o dia de hoje e será gravado eternamente na alma e na mente.”
Participam do curso os servidores Rafael Lopes Andrade (lotado na Promotoria de Justiça de Sapé); Katren Couto de Almeida Rodrigues (Promotoria de Justiça de Ingá); Rafael Francisco da Silva Beserra (Promotoria de Justiça de Serra Branca); José Jobenilson Alves Dória Júnior (Promotoria de Justiça de Jacaraú); Maria Júlia Machado de Araújo (Promotoria de Justiça de Monteiro); Erundina Lopes do Vale (Promotoria de Justiça de Sousa); Sebastião Rodrigues Eufrazino e Givaldo Rolim da Silva (Promotoria de Justiça de Itaporanga); Pedro Henrique Alves de Carvalho (Promotoria de Justiça de Piancó) e Maria da Glória Figueira dos Santos (Promotoria de Justiça de Patos).
Palestra e roda de conversa
Após a abertura, o procurador-geral, Antônio Hortêncio, falou sobre os órgãos que compõem a estrutura do Ministério Público, como a Procuradoria-Geral, o Colégio de Procuradores, o Conselho Superior, a Ouvidoria, a Corregedoria-Geral, os órgãos de administração, de apoio (como os Centros de Apoio Operacional) e de execução.
Em seguida, foi realizada uma roda de conversa com o procurador-geral, o secretário-geral, a secretária de Planejamento e Gestão, promotora Cristiana Vasconcellos; o diretor administrativo, Jonatha Vieira; e a chefe do Departamento de Recursos Humanos, Keyla Colaço, sobre assuntos como a Lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores, a estrutura dos cargos, teletrabalho, sistema de gestão de pessoas (GEP) e Núcleo de Bem-Estar.
À tarde, a diretora de Tecnologia da Informação, Viviane de Queiroz Leal, falou sobre acesso aos computadores, sistemas e internet (proxy); e-mail institucional e ferramentas Google; suporte de Ditec; sistema internos e externos desenvolvimento pela Ditec; e sobre o MP-Virtual.
Em seguida, os servidores da Diretoria Financeira, Vanias Oliveira e João Marques, abordaram atribuições, estrutura, integrantes, departamentos e assessoria da diretoria e sobre suprimento de fundos executados pelo cartão de pagamento e folha de pagamento.
Seplag
Nesta quinta-feira (03/10), os servidores estão participando do segundo dia de capacitação na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Os palestrantes são a promotora de Justiça e secretária de Planejamento e Gestão, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos; a chefe do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Processos, Monique Neves; e o diretor de Planejamento, Vinícius Cesário.
Entre os assuntos que estão sendo acordados estão atividades de secretaria, Manual de Padronização de Secretarias: IOPS, portaria de Atos Ordinatórios; controle de prazos; produtividade no teletrabalho; atividades não procedimentais; e taxonomia: tabela processual unificada do MPPB. Também serão abordados a inovação: inovação no setor público e no Ministério Público; uso de dados: LAI x LGPD; Portal de Análise, Desempenho e Indicadores do MPPB; estratégia: boas práticas e planejamento estratégico.
Programação de sexta
Dia 04/10, das 8h às 12h
Local: auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa
Aspectos disciplinares à luz da Lei nº 10.432/2015
Ministrante: Aristóteles de Santana Ferreira - procurador de Justiça e subcorregedor-Geral do MPPB
Legislação e Atribuições da Ouvidoria e Aspectos Atinentes ao Bem-Estar Social do MPPB
Ministrante: José Guilherme Soares Lemos - procurador de Justiça, ouvidor e coordenador do Núcleo do Bem-Estar e Qualidade de Vida do MPPB
Orientações e Atribuições atinentes à Secretaria-Geral
Ministrante: Rodrigo Marques da Nóbrega - promotor de Justiça e secretário-Geral do MPPB